Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estará presente no “1º Seminário da Agroindústria Familiar de Cachoeiro de Itapemirim – A União do Campo Gerando Desenvolvimento ”. O encontro acontecerá amanhã (03), no auditório da Selita, a partir de 08h00.
O objetivo é promover um debate sobre o tema e incentivar a formalização e regularização dos estabelecimentos da agroindústria familiar.
Na ocasião, a médica veterinária do Idaf, Talita de Paoli, falará sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf-ES). A adesão dos municípios ao Sistema permite que as indústrias familiares registradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que antes só podiam comercializar dentro do município, possam vender seus produtos para todo o Estado.
“O Susaf integra o programa Vida no Campo e visa remover os entraves e acelerar os serviços de inspeção de produtos de origem animal fabricados nas agroindústrias rurais de pequeno porte, contribuindo, assim, para ampliar a renda das famílias rurais ”, diz Talita.
Desde que o Susaf foi implementado, em outubro de 2012, sete municípios já assinaram com o Idaf o Convênio de Auxílio à Adesão visando receber orientação técnica do Instituto para adequarem seus Serviços de Inspeção Municipal nos moldes necessários para adesão ao Sistema. São eles: Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.
O Seminário
Também haverá palestras com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Cachoeiro de Itapemirim, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre outros.
A programação completa do evento pode ser conferida no site da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.
Fonte: IDAF





