pube
Geral

Idaf orienta sobre procedimentos para regularização do rebanho após chuvas no ES

Os produtores devem procurar o escritório do Instituto em seu município o mais rápido possível

por Redação Conexão Safra

em 02/01/2014 às 0h00

2 min de leitura

Com as fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo no mês de dezembro, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) adotará procedimentos diferenciados para o controle do trânsito de animais realizado nesse período.

pube

Produtores rurais que movimentaram seus rebanhos em dezembro de 2013 sem a documentação sanitária obrigatória (a Guia de Trânsito Animal – GTA), não serão penalizados. O Idaf orienta que os produtores procurem o escritório do Instituto em seu município o mais rápido possível para que procedam a regularização, informando as movimentações realizadas.

Os proprietários também deverão registrar junto ao Idaf eventuais ocorrências de mortalidade no rebanho para atualização do saldo de animais sob sua responsabilidade.

A médica veterinária do Idaf, Flaviane Castro de Faria, explica que a ação foi necessária em função da situação enfrentada pelo Estado. “Todos presenciamos os estragos causados pelas chuvas e, com isso, muitos animais precisaram ser deslocados em caráter de urgência para áreas seguras. Nessas circunstâncias, não era possível exigir a emissão de GTA, colocando em risco o patrimônio de muitos produtores rurais. Mas agora contamos com o apoio de todos para que atualizem suas fichas cadastrais junto ao Idaf ”, explica.


Fonte: Idaf

pube