Mais lidas 🔥

Cenário para o agro
Inverno de 2026 terá El Niño forte, calor acima da média e exigirá atenção redobrada no campo

Inovação no agro
Bertalha, caruru: pesquisa traz variedades inéditas de hortaliças não convencionais

Cenário incerto
Safra de conilon frustra expectativa de recorde e produtores relatam perdas de até 40% no norte do Espírito Santo

Turismo regional
Rota Caminhos da Sabedoria avança como novo produto turístico de Ibiraçu

Mercado X produtores
Preço baixo agrava impacto da quebra de safra para cafeicultores de conilon
Com as fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo no mês de dezembro, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) adotará procedimentos diferenciados para o controle do trânsito de animais realizado nesse período.
Produtores rurais que movimentaram seus rebanhos em dezembro de 2013 sem a documentação sanitária obrigatória (a Guia de Trânsito Animal – GTA), não serão penalizados. O Idaf orienta que os produtores procurem o escritório do Instituto em seu município o mais rápido possível para que procedam a regularização, informando as movimentações realizadas.
Os proprietários também deverão registrar junto ao Idaf eventuais ocorrências de mortalidade no rebanho para atualização do saldo de animais sob sua responsabilidade.
A médica veterinária do Idaf, Flaviane Castro de Faria, explica que a ação foi necessária em função da situação enfrentada pelo Estado. “Todos presenciamos os estragos causados pelas chuvas e, com isso, muitos animais precisaram ser deslocados em caráter de urgência para áreas seguras. Nessas circunstâncias, não era possível exigir a emissão de GTA, colocando em risco o patrimônio de muitos produtores rurais. Mas agora contamos com o apoio de todos para que atualizem suas fichas cadastrais junto ao Idaf ”, explica.
Fonte: Idaf





