Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais
Com as fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo no mês de dezembro, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) adotará procedimentos diferenciados para o controle do trânsito de animais realizado nesse período.
Produtores rurais que movimentaram seus rebanhos em dezembro de 2013 sem a documentação sanitária obrigatória (a Guia de Trânsito Animal – GTA), não serão penalizados. O Idaf orienta que os produtores procurem o escritório do Instituto em seu município o mais rápido possível para que procedam a regularização, informando as movimentações realizadas.
Os proprietários também deverão registrar junto ao Idaf eventuais ocorrências de mortalidade no rebanho para atualização do saldo de animais sob sua responsabilidade.
A médica veterinária do Idaf, Flaviane Castro de Faria, explica que a ação foi necessária em função da situação enfrentada pelo Estado. “Todos presenciamos os estragos causados pelas chuvas e, com isso, muitos animais precisaram ser deslocados em caráter de urgência para áreas seguras. Nessas circunstâncias, não era possível exigir a emissão de GTA, colocando em risco o patrimônio de muitos produtores rurais. Mas agora contamos com o apoio de todos para que atualizem suas fichas cadastrais junto ao Idaf ”, explica.
Fonte: Idaf





