pube
Estado

Idaf multa por desmatamento de espécies da flora em Colatina

por Assessoria de Comunicação Idaf

em 09/07/2024 às 16h11

2 min de leitura

Idaf multa por desmatamento de espécies da flora em Colatina

Caso aconteceu em uma propriedade rural no distrito de São João Grande, em Colatina. Infrator foi multado em R$109.501,52 pelos crimes ambientais cometidos. Foto: Divulgação

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) atendeu a um alerta do MapBiomas indicando desmatamento ilegal em uma propriedade rural, localizada no distrito de São João Grande, em Colatina. Chegando no local, técnicos do Idaf identificaram o desmatamento ilegal de uma área de 4,2 hectares – o que equivale a aproximadamente quatro campos de futebol –, sendo 0,5 hectares pertencentes a Reserva Legal (RL) com espécies da flora ameaçadas de extinção, como a árvore braúna. O infrator foi multado em R$ 109.501,52 pelos crimes ambientais cometidos.

pube

Também foram apreendidos pelo Idaf 56,87 metros cúbicos de madeiras serradas em formato de prancha e tábua, provenientes do desmatamento realizado. Não se sabe se as madeiras seriam comercializadas ou utilizadas na propriedade. No local onde foi realizado o desmatamento ilegal, havia pés de cafés plantados.

De acordo com o diretor geral do Idaf, Leonardo Monteiro, vários crimes ambientais foram cometidos nessa propriedade. Além da multa, seguindo o que determina a legislação, o Idaf embargou a área, devendo o dano ambiental ser recuperado pelo infrator. Em caso de desrespeito ao embargo, o infrator será multado novamente.

“Não iremos permitir que danos como esse sejam causado ao meio ambiente sem que o responsável seja penalizado, é por isso que o Espírito Santo é o Estado que mais atende aos alertas emitidos pelo MapBiomas, pelo trabalho de vigia realizado pelo Idaf. Iremos acompanhar a propriedade garantindo que a área seja recuperada e que possa ser o lar da biodiversidade novamente”, disse Monteiro.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!