Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) acaba de firmar um acordo de cooperação técnica com a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav). A assinatura do documento aconteceu, na terça-feira (8), durante reunião da Andav com os associados do Espírito Santo, na área de evento de um hotel, localizado na Praia do Suá, em Vitória.
O documento foi assinado pelo diretor-geral do Idaf, Leonardo Monteiro, e pelo diretor técnico, Eduardo Chagas, na companhia do gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal, Márcio Gama. Representando a Andav, assinaram o acordo de cooperação técnica, o presidente executivo da entidade, Paulo César Tibúrcio, e o 1º vice do conselho diretor, Marcos Rodrigues Chaves.
De acordo com o diretor geral do Idaf, Leonardo Monteiro, o objetivo do acordo de cooperação técnica é ampliar a divulgação sobre a atuação do Idaf, em relação à fiscalização dos agrotóxicos com foco no comércio. “As ações conjuntas pretendem ampliar a comunicação entre o setor público regulador e as empresas reguladas, facilitando o compartilhamento mais ágil e eficiente das medidas e determinações expedidas pelo Idaf ao setor. A cooperação mútua deve impactar e favorecer também assuntos como a rotina de registro dos estabelecimentos, a padronização de procedimentos, documentos, formulários e certificados e a realização conjunta de treinamentos e capacitações voltados aos fiscais do Idaf e aos responsáveis técnicos das empresas associadas à Andav”, disse.
O diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas explicou que a cooperação entre as partes pretende estreitar a distância entre o Idaf e o setor regulado, conferindo mais eficácia ao processo de fiscalização e excelência ao segmento do comércio, importante elo da cadeia dos agrotóxicos no Estado. “Elaboramos um projeto de lei para instituir a “Semana Estadual do Campo Limpo”, marcando o apoio do poder público aos agricultores, no desafio de aumentar o retorno das embalagens de agrotóxicos à origem, como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos, consolidado e amplamente conhecido como Sistema Nacional Campo Limpo. Nesta ação, a Andav será um grande parceiro”, esclareceu.
A Andav representa 3.602 associados (distribuidoras de insumos agrícolas e veterinários) em todo Brasil. “Em nome da presidência executiva, eu quero agradecer a oportunidade e colocar nosso time à disposição para essa aproximação e trabalho em conjunto com Idaf”, presidente executivo da Andav, Paulo César Tibúrcio.



