Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Tempo severo
Espírito Santo tem 45 cidades em alerta máximo para chuvas fortes; veja a lista

La Niña está acabando? O que mostram os sinais ocultos no Pacífico para 2026

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Capacitação no agro
Como o cacau pode render muito além do chocolate

“
O governador Paulo Hartung defendeu a diversificação e integração das atividades de pecuária e agricultura brasileira como estratégia para fortalecimento do setor, principalmente no período de crise econômica. Hartung apresentou a opinião neste sábado (16) durante a palestra que ministrou no III Simpósio Integração Minas Gerais | Espírito Santo | Bahia de Pecuária Bovina. O evento aconteceu até domingo (17), no Parque de Exposição de Carlos Chagas, em Carlos Chagas, Minas Gerais.
O governador capixaba destacou que a realização do simpósio interestadual é uma ação estratégica para enfrentar a crise socioeconômica que o país atravessa. O evento reuniu mais de 500 participantes dos três estados.
“”Essa crise não é dura, é duríssima. É hídrica, ética, econômica e política. Não podemos desanimar, precisamos olhar como vamos sair deste cenário. Quem sair desorganizado não vai aproveitar as oportunidades do pós crise. Para isso, umas das ações necessárias é organizarmos as contas públicas do País. Nós, capixabas, estamos fazendo o dever de casa e já descobrimos que é fundamental a integração de nosso Estado com a Região Sul da Bahia, Leste de Minas e Norte do Rio de Janeiro. Ninguém é feliz sozinho neste mundo integrado que vivemos””, comentou.
Já o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, destacou que o Governo do Estado tem defendido o aumento de produtividade com uso de tecnologia, além de ampliação da cobertura florestal e construção de barragens com diferentes portes e capacidade de armazenamento de água. “”Precisamos tratar as propriedades rurais com a lógica de produção, priorizando as relações sustentáveis com o meio ambiente e o uso da ciência e tecnologia””, disse.
Vale lembrar que a diversificação das atividades agropecuárias faz parte da diretriz do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG). Essa medida tem como objetivo preservar os produtores das instabilidades do mercado, viabilizando uma renda média.
III Simpósio
O III Simpósio reúne os secretários estaduais da agricultura do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, além de prefeitos municipais, deputados estaduais, deputados federais, secretários de estado, produtores rurais, técnicos, professores de ciências agrárias e presidentes das principais cooperativas de laticínios e empresas frigoríficas da região. A edição do Simpósio acontece em Carlos Chagas (MG), cidade que divide os três estados, com o intuito de mostrar que a integração entre eles é uma das principais tônicas do evento.
Fonte: Secom ES/ fotos de Leonardo Duarte





