pube
Geral

Marisa Contreras e a presença feminina de sucesso no café

Além de enxergar a oportunidade de produzir bons cafés, Marisa também viu a possibilidade de apoiar e dar voz a outras cafeicultoras

por Rosimeri Ronquetti

em 15/04/2025 às 4h56

3 min de leitura

Marisa Contreras e a presença feminina de sucesso no café

Fotos: arquivo pessoal

Siga nosso Instagram: @conexaosafra

Se tem uma coisa que Marisa Contreras, de 59 anos, trouxe de berço, foi a veia empreendedora. A cafeicultora, empresária e idealizadora do Projeto Florada Premiada, juntamente com a 3 Corações, foi incentivada pelo pai, desde muito pequena, a empreender e criar oportunidades. Foi o que ela fez.

Formada em Farmácia, Marisa atuou por 23 anos ao lado do marido, Gabriel Contreras, no mercado do varejo farmacêutico. Ela conta que, com o sucesso do negócio, compraram uma fazenda, a Capoeira Coffee, em Areado, nas Montanhas do Sul de Minas Gerais.

Há 12 anos o casal então deixou de lado o varejo e deu início a uma jornada igualmente bem-sucedida na cafeicultura. No início, Marisa foi ajudar o marido na produção de café commodity, mas, empreendedora que é, logo enxergou ali a oportunidade de fazer cafés de qualidade.

Capoeira Coffee, produzido por Marisa, é um dos melhores do Brasil, exportado para vários países.

Marisa lembra que começaram do zero e sem conhecimento nenhum. O primeiro passo foi se capacitar. “Eu não sabia nada desse universo, então fui em busca de conhecimento. Fiz uma pós-graduação em cafeicultura, comecei a acompanhar tudo sobre o café e a participar de todos os eventos”.

pube

E parece que deu certo. Eles não só fizeram da fazenda uma empresa de cafés especiais como transformaram o grão produzido na Fazenda Capoeira Coffee, que foi batizado com o mesmo nome, um dos melhores do Brasil, exportado para vários países.

Marisa é presente na rotina administrativa da propriedade e chega a trabalhar até 14 horas por dia no período da safra dos grãos.

 

Ativista do empreendedorismo feminino

Empreendedora nata que é, Marisa encontrou na dificuldade que outras mulheres enfrentam para sobreviver nos meios rurais, mais uma forma de fazer a diferença. Desde então, tornou-se uma ativista do empreendedorismo feminino.

Quando cheguei, encontrei uma oportunidade de trabalhar com as mulheres produtoras de café, de ajudar outras mulheres a enxergarem o que eu vi e perceberem que podem fazer mais nas suas propriedades”.

Para apoiar as cafeicultoras, Marisa criou o Encontro das Mulheres do Café. O evento é realizado em sua propriedade e vai para sua décima primeira edição. “Para esse momento, convido profissionais para falar das inúmeras possibilidades que o café e como estarmos unidas pode ser benéfico”.

Registro da 10ª edição do Encontro das Mulheres do Café

Há sete anos a empreendedora, juntamente com o Grupo 3Corações, uma das maiores empresas de café do Brasil, desenvolveu o projeto Florada Premiada.

O Florada nasceu do sonho de transformar a vida das mulheres que produzem café com o mesmo amor e dedicação que eu. Foi feito para premiar e dar visibilidade as mulheres produtoras, gerando assim cafés especiais para a 3 Corações”, destaca.

Marisa é embaixadora do Projeto Florada Premiada e lidera cerca de cinco mil mulheres produtoras de café, tanto de arábica quanto de conilon, de todo Brasil. O sonho de apoiar e incentivar outras mulheres também fez da empreendedora uma palestrante. Há cinco anos ela é convidada para contar sua história.

As pessoas se inspiram com a minha história. Sou uma mulher que começou do zero em uma área predominantemente masculina e que deu voz, visibilidade e oportunidade para as mulheres. Meu sonho é ser uma palestrante memorável no palco, ajudando muitas mulheres em um mundo muito melhor”, finaliza.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!