Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Na última terça-feira (5), às 8h30, a Festa do Plantio na UMEF Gil Bernardes, em Alvorada, Vila Velha, marca a retomada do ciclo 2024 das hortas pedagógicas. A iniciativa tem, entre seus objetivos, proporcionar o contato das crianças com a natureza e ainda estimular a melhoria da cultura alimentar e nutricional dos alunos. Neste ano, cerca de 40 unidades de ensino devem aderir ao projeto.
Na ocasião, será realizado o plantio de dezenas de mudas de hortaliças, com a ajuda dos próprios estudantes, que participam ainda de todas as demais atividades envolvidas, desde o preparo e manejo do solo, cuidado das plantas, até a colheita. Segundo o responsável técnico e pedagógico das hortas escolares, professor José Carlos Fernandes Soares, a intencionalidade pedagógica da Festa do Plantio reforça a relação de respeito do homem com o meio ambiente.
“É um momento em que os alunos colocam a mão na terra para plantar e se sentir parte de todo um ecossistema, entendendo os ciclos da vida e aprendendo a observá-los e respeitá-los. A festa resgata essa cultura dos povos originários, que tinham essa necessidade de plantar e cuidar para produzir o próprio alimento. O homem contemporâneo se afastou desse costume e, com isso, faz escolhas cada vez menos saudáveis para o meio ambiente e também para o seu próprio organismo”, salientou.
Após todo o processo de cultivo nas hortas pedagógicas, os alimentos são colhidos em cerca de três meses e vão parar na mesa dos alunos, no preparo da merenda, ou mesmo com a distribuição dos itens para as famílias. Nessa etapa, o projeto reforça aspectos como alimentação consciente, importância da higienização adequada dos alimentos, entre outros temas.





