Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Tempo severo
Espírito Santo tem 45 cidades em alerta máximo para chuvas fortes; veja a lista

La Niña está acabando? O que mostram os sinais ocultos no Pacífico para 2026

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Capacitação no agro
Como o cacau pode render muito além do chocolate

Alunos e professores da Escola Família Agrícola de Olivânia do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), localizada em Anchieta, conheceram um pouco mais sobre o beneficiamento e
armazenamento de sementes, produção de mudas e reprodução das plantas na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Alfredo Chaves.
Os visitantes também se inteiraram quanto ao histórico do Incaper e da fazenda, orientados pelo técnico do Incaper, Adriano de Jesus Machado. Os auxiliares em desenvolvimento rural, Paulo César Moraes e Dorlei Gomes Barreto, demonstraram como é realizada a retirada de mudas de banana para propagação, trabalhos no manuseio com as sementes e na produção de mudas.
Todos conheceram a Usina de Beneficiamento de Sementes (UBS) mantida pelo Incaper e pela Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), além de observarem a coleção de cultivares de banana e outras áreas da Fazenda.
Segundo Adriano Machado, as escolas dos Mepes sempre levam os seus alunos para a fazenda com o intuito de incentivar a troca de experiência com os técnicos. São, aproximadamente, três visitas por ano de cada uma. Neste caso, os alunos da escola de Anchieta estão aprendendo sobre reprodução animal.
“Não teve momento melhor essa visita, já que eles conseguem observar na prática o que é visto na teoria e, a partir da nossa troca de conhecimentos, eles são os multiplicadores dessas informações para a sociedade ”, lembrou Adriano.
Fonte: Incaper





