FAO sugere que jovens fiquem em áreas rurais
por Redação Conexão Safra
em 16/10/2017 às 0h00
2 min de leitura
“
Relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sugere que os jovens que vivem nas áreas rurais de países em desenvolvimento não deixem esses locais em busca de empregos nas grandes cidades e aproveitem “”o papel fundamental”” que essas áreas terão para o crescimento econômico desses países. De acordo com a nova edição do relatório anual ‘O Estado da Alimentação e da Agricultura no Mundo’, “”os habitantes das áreas rurais que se deslocam para as cidades provavelmente correrão um maior risco de juntarem-se à população urbana pobre, em vez de encontrar um caminho para sair da pobreza””.
A urbanização em especial das cidades com menos de 500 mil habitantes representa, segundo a FAO, uma “”oportunidade de ouro”” para a agricultura desenvolvida nas áreas rurais, em especial para os agricultores familiares.
“”As políticas e os investimentos públicos de apoio serão essenciais para aproveitar a demanda urbana como motor de um crescimento transformador e equitativo, e as medidas elaboradas para garantir a participação dos pequenos agricultores familiares no mercado devem estar integradas às políticas””, diz o relatório. A FAO destaca que o investimento nas áreas rurais também ajudará os países a cumprirem a Agenda 2030 para o desenvolvimento, uma vez que a maioria das pessoas pobres vivem nessas áreas.
Mais Conexão Safra
Entre os desafios previstos para aproveitar o potencial das áreas rurais, a FAO sugere três linhas de ação. A primeira está relacionada à execução de políticas que garantam que os pequenos produtores possam satisfazer a demanda alimentar urbana (é o caso de medidas como o fortalecimento dos direitos à posse de terra e o acesso a crédito).
Em segundo lugar, o estudo aponta a criação de infraestrutura adequada para fazer a ligação das áreas rurais com os mercados urbanos. A terceira ação consiste na inclusão de zonas urbanas menores e dispersas nessas conexões. Ainda de acordo com a FAO, o apoio a políticas e o investimento nas áreas rurais “”para construir sistemas alimentares potentes”” pode ajudar também as agroindústrias que estão bem conectadas com as áreas urbanas, de forma a criar emprego e permitir que um maior número de pessoas permaneça e prospere no meio rural.
As informações são do Jornal do Comércio.
“
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!