Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Preservação
Governo do ES institui programa ‘Na Trilha das Meliponas’ para preservar abelhas nativas

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) anunciou a ampliação da cobertura do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que passa a garantir integralmente as operações de crédito para empresas lideradas por mulheres no Espírito Santo. A iniciativa, válida até 31 de março de 2027, elimina a necessidade de garantias reais — um dos principais entraves para mulheres na obtenção de crédito — e visa a impulsionar o empreendedorismo feminino no estado.
A medida contempla empresárias que sejam sócias majoritárias ou que, mesmo como sócias minoritárias, exerçam função de administradoras. Com isso, o Sebrae busca não apenas facilitar o acesso ao crédito, mas também ampliar a presença feminina no universo dos pequenos negócios.
“Garantir 100% das operações de crédito representa um avanço real. Estamos reduzindo barreiras históricas para as mulheres empreendedoras e criando oportunidades para que mais negócios liderados por elas prosperem”, afirma Patrícia Queiroz Fontes, gestora do Projeto de Acesso ao Crédito do Sebrae/ES.
Crédito acessível, mesmo com Selic em alta
A ampliação do FAMPE ocorre em um cenário econômico desafiador. Na última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic para 14,25% ao ano, o que encarece os financiamentos e impacta diretamente os pequenos negócios. Em resposta, o Sebrae/ES reforça o papel do FAMPE como alternativa para mitigar os efeitos dos juros altos e garantir o acesso ao crédito.
“O aumento da Selic impõe mais dificuldades aos empreendedores, que já enfrentam barreiras para obter financiamento. O FAMPE, nesse contexto, é essencial para garantir que esses negócios continuem investindo e gerando empregos”, afirma Patrícia.
Onde obter crédito com garantia FAMPE
Empresárias interessadas podem procurar uma das instituições conveniadas que operam com o fundo no Espírito Santo:
Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo)
Banco do Nordeste
Caixa Econômica Federal
Sicoob
Sicredi
Cresol
Mais que crédito: apoio completo ao pequeno negócio
Além da atuação com o FAMPE, o Sebrae oferece capacitações, consultorias, oficinas, palestras e orientação financeira gratuitas para apoiar a sustentabilidade e o crescimento das micro e pequenas empresas. As ações são acessadas por meio de canais como o programa Acredita Sebrae/ES e o portal do próprio FAMPE.




