pube
Geral

Exposição sensorial vai comemorar o Dia Mundial da Água

por Redação Conexão Safra

em 06/03/2024 às 14h00

3 min de leitura

Exposição sensorial vai comemorar o Dia Mundial da Água

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

Em Vila Velha, o mês de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água (22), será de sensibilização para o uso responsável e consciente desse recurso natural. O município vai ser o primeiro do Espírito Santo a receber a exposição artística itinerante do “Projeto Olho D’Água”, que acontece de quinta-feira (7) a domingo (10), na Praça de Coqueiral de Itaparica.

Instalada em um caminhão-truck, a mostra proporciona uma experiência sensorial imersiva abordando, de forma lúdica, a temática da preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.

Na quinta (7) e na sexta-feira (8), a exposição atenderá, das 8h às 17h, cerca de 420 alunos do 4º ao 9º da UMEF Prof.ª Nice de Paula A. Sobrinho (Boa Vista II) e UMEF Prof.ª Raymunda de Mendonça (Santa Mônica).

pube

Já no final de semana, sábado (9) e domingo (10), a mostra será aberta à comunidade, das 14h às 18h, contando ainda com uma programação especial de “Mostra Cine ao Ar Livre”, às 18h30, com exibição de curtas e médias-metragens relacionados ao tema, seguido de uma roda de conversa. A expectativa é de que a atração reúna mais de 800 pessoas no sábado e domingo.

Denominada “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, a exposição itinerante está inteiramente disposta em um Tech-Truck, caminhão que conta com cinema 3D, instalações artísticas e estrutura para cinema ao ar livre.

Dentre as obras apresentadas, haverá uma maquete com réplicas interativas que contam a história da relação do ser humano com a água, incluindo miniaturas de roda d’água, hidrelétrica, barco da Vinci (embarcação de propulsão com rodas), aqueduto e Estação de Tratamento de Água.

Haverá ainda um vídeo de realidade virtual para ser visualizado a partir de óculos 3D, narrando uma aventura que se inicia em uma nascente em meio à floresta, e é conduzida por uma perereca chamada Muiraquitã, que embarca junto ao espectador em uma canoa que percorre o rio.

No decorrer da viagem, podem ser observados vários elementos, como a floresta, a formação dos rios, o ciclo das chuvas, a presença dos povos indígenas e quilombolas, além de problemas ambientais como queimadas e poluição das águas.

O Projeto Olho D’Água circulará em 24 cidades do Brasil. Com foco na educação ambiental, a ação é uma iniciativa do Instituto Aegea e Ministério da Cultura, viabilizada pela Parceria Público-Privada Cesan e a Ambiental Vila Velha com apoio da Prefeitura de Vila Velha.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!