Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) realiza a exposição “Primatas da Mata Atântica”, com curadoria de André Alves. A mostra reúne fotografias, ilustrações e vocalizações das 24 espécies de primatas que ocorrem na Mata Atlântica. A exposição ocorre no Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, em Santa Teresa/ES, e a visitação vai até 16 de fevereiro de 2025.
Ciência e arte se unem nessa exposição. Com imagens de fotógrafos profissionais e primatólogos de campo, complementadas por ilustrações de Stephen Nash, a mostra leva à reflexão sobre a importância dos primatas, suas semelhanças com seus “primos” humanos, e sobre a necessidade de uma relação mais harmoniosa entre seres humanos e natureza. Por meio da arte, a exposição busca sensibilizar o público para a importância dos primatas, que desempenham papéis ecológicos essenciais, e sua conservação.
“O audiovisual permite-nos sentir e pensar sobre a vida no planeta. Imagens e sons vão muito além de simples registros. Nessa exposição, nos levam a entrar no universo dos primatas, conhecer seu comportamento, sua identidade e os ecossistemas onde vivem. Ouvir o som dos primatas e olhar para eles, cara a cara, remete-nos à nossa existência, aos nossos ancestrais”, analisa André Alves, biólogo de formação e fotógrafo dedicado à natureza, curador da exposição.
A exposição foi idealizada pelo INMA em consonância à realização do XX Congresso Brasileiro de Primatologia, que acontece em Santa Teresa/ES, de 7 a 12 de julho, reunindo centenas de pesquisadores dedicados à conservação dos primatas.
“Há milhares de anos, um dos maiores desafios de nossos primos da mata é a convivência com seu parente humano, por serem caçados para alimentação e mantidos como animais de estimação. No entanto, esses desafios nem se comparam aos dos últimos séculos, quando suas florestas vêm sendo sistematicamente cortadas, queimadas, dilaceradas e exterminadas. Hoje, mais do que salvar suas próprias vidas, o desafio é salvar suas espécies da extinção”, ressalta Sérgio Lucena, primatólogo e diretor do INMA.
SERVIÇO
“Primatas da Mata Atlântica”
Curadoria: André Alves
Abertura: 9 de julho, às 18h
Temporada: 10 de julho de 2024 a 16 de fevereiro de 2025
Visitação: terça-feira a domingo, de 8 às 17 horas
Local: Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (Av. José Ruschi, 4 – Centro, Santa Teresa/ES)
Agendamento de grupos: agendamento@inma.gov.br e 27 99667-5980




