Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Uma das principais fabricantes de fertilizantes do mundo, a EuroChem oferece aos agricultores brasileiros soluções de alta performance como o Croplex – que combina nitrogênio, fósforo e enxofre – e ganhos de eficiência: para o milho, estudos de campo indicam incremento médio de 6 sacas por hectare; para a soja, 3 sacas por hectare.
Considerando a área plantada estimada por analistas de 48 milhões de hectares de soja e 22,2 milhões de hectares de milho em todo o Brasil, em 2025, se todos os agricultores utilizassem o Croplex, isso representaria um potencial adicional de 277 milhões de sacas apenas com o uso de tecnologias em nutrição de plantas da EuroChem.
Os números indicam que é possível aumentar a produção sem ampliar áreas de cultivo, reforçando o caminho para uma agricultura mais sustentável. Levando-se em conta a performance dos produtos da companhia, seriam 144 milhões de sacas (8,64 milhões de toneladas) de soja e 133 milhões de sacas de milho (7,9 milhões de toneladas) a mais.
De acordo com projeções da Companhia Nacional de Desenvolvimento (Conab), deverão ser colhidas por volta de 178 milhões de toneladas de soja e de 138 milhões de toneladas de milho na safra 2025/26.
Eficiência logística x ganho de produtividade
Além do Croplex, soluções como o SuNKiss, voltado para o milho, proporciona incremento médio de 6 sacas por hectare, e o Avigo gera até 2,9 sacas adicionais por hectare na soja. A combinação de tecnologias premium permite ganhos consistentes de produtividade, contribuindo diretamente para safras recordes.
Neste contexto, o Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, inaugurado em 2024 em Minas Gerais, tem um papel fundamental, reforçando a eficiência logística da companhia ao produzir o Croplex e o Fertiva 100% nacionais. Com localização estratégica, permite que a produção se integre a várias rotas logísticas para abastecer rapidamente as principais regiões produtoras de grãos, como o Centro-Oeste e o Sudeste.
O calendário agrícola reforça a importância da programação antecipada. Os produtores estão acabando de receber os insumos para a soja, atualmente em fase de plantio (outubro a novembro), e começam agora a se planejar para o milho, que será plantado entre janeiro e março de 2026 no cerrado.
Sobre a EuroChem
A EuroChem é líder mundial em nutrição de plantas e um dos únicos produtores dos três principais macronutrientes da agricultura: nitrogênio, fósforo e potássio (NPK). O Grupo está verticalmente integrado com atividades que abrangem mineração, produção, logística e distribuição de fertilizantes, atuando da mina à mesa e empregando mais de 30 mil pessoas em instalações de produção na Europa, Ásia e Comunidade dos Estados Independentes (CIS).




