pube
Geral

Escola Família Agrícola de Cachoeiro forma primeira turma

"A unidade está com inscrições abertas para nova turma em 2014"

por Redação Conexão Safra

em 19/12/2013 às 0h00

3 min de leitura


Vinte e dois alunos concluíram neste mês o ensino médio integrado ao curso técnico em Agropecuária, na Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim. Eles fazem parte da primeira turma da unidade, inaugurada em 2010, no distrito de Pacotuba, a partir de parceria entre a prefeitura, o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O curso é gratuito, tem duração de quatro anos e proposta pedagógica voltada ao estudante que mora no campo. Além de português, matemática e química, a grade curricular tem disciplinas como zootecnia, administração rural, agricultura, topografia e irrigação.

O regime de estudo é o da pedagogia da alternância, em que os alunos passam uma semana na escola e uma semana em casa. Dessa forma, não perdem o contato com a realidade agrícola e podem aplicar, nas propriedades onde moram, os conhecimentos técnicos recebidos.

pube

“Os alunos formados já estão atuando profissionalmente, desenvolvendo projetos como plantio e recuperação de lavouras de café, paisagismo e jardinagem, criação de tilápia e pastejo rotacionado, que tem foco na melhoria da produção de leite ”, conta o diretor da escola, Marcelo Chagas.

Outros 78 alunos estão matriculados na unidade, em três turmas. Para o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes, uma das vantagens do curso é garantir aos alunos dois diplomas: do ensino médio e de técnico em agropecuária.

“Além disso, ao longo desse tempo, eles participam de diversas capacitações. Por isso, saem da escola muito bem preparados para atuar no mercado de trabalho agrícola. Isso contribui para que fiquem no campo e ajudem a desenvolver o meio rural do município ”, explica.


Inscrições abertas para nova turma


Jovens de Cachoeiro que querem ingressar na Escola Família Agrícola em 2014 já podem fazer inscrição, na própria unidade, que fica na Fazenda Experimental Bananal do Norte, em Pacotuba. É necessário apresentar documentos pessoais &ndash, identidade (RG), carteira de trabalho e certidão de nascimento ou casamento &ndash,, o histórico escolar e declaração de transferência emitida pela unidade de origem. O atendimento é feito das 7h às 17h. As vagas são limitadas.


Local das inscrições

Escola Família Agrícola

Fazenda Experimental Bananal do Norte – Incaper (Rodovia João Domingos Zago, km 2,5 &ndash, Pacotuba)

Mais informações: 3539-7147, 9910-0585 e 9957-1159 / efacachoeiroitapemirim@gmail.com


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

pube