Encontro de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais é realizado na Região Sul e no Caparaó

“ Mais de 90 pessoas entre floricultores, agricultores familiares, estudantes, professores, empresas privadas e representantes do poder público estiveram presentes no “Encontro de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais da Região Sul e Caparaó-ES ”, realizado nessa segunda-feira (05), no Sítio Sant’ana, em São Romão. O evento teve como realizadores o Instituto Capixaba de Pesquisa, […]

Mais de 90 pessoas entre floricultores, agricultores familiares, estudantes, professores, empresas privadas e representantes do poder público estiveram presentes no “Encontro de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais da Região Sul e Caparaó-ES ”, realizado nessa segunda-feira (05), no Sítio Sant’ana, em São Romão.

O evento teve como realizadores o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Associação dos Produtores de Flores
e Plantas Ornamentais da Região Sul/Caparaó-ES (SULCAFLOR), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
(Senar) e a Secretaria de Agricultura de Guaçuí (Semag), com o apoio do Sicoob, do Viveiro Citrosul, da Safra Consultoria Ambiental, da Empresa Bio Plugs (São Paulo), da Prafazenda Produtos Agrícolas e da Biosoja.

Estiveram presentes a
extensionista do Incaper e engenheira agrônoma Márcia Varela,
que atua na floricultura da região,
e o chefe do escritório local do Incaper, o extensionista e engenheiro agrícola Maxwel Assis de Souza, que apresentou um histórico do trabalho com a Floricultura na região. O extensionista Carlos Alberto Sangali, atuante no escritório local em Santa Teresa, apresentou o panorama e as perspectivas da floricultura no Espírito Santo.

Outros assuntos pertinentes ao tema também foram destacados ao longo da programação, como a humanização das cidades com flores e plantas ornamentais, a importância da administração das propriedades rurais e as experiências do proprietário do Sítio Sant’ana, Marcos Emílio Louzada, sobre a produção de flores e visita aos cultivos.

Em Guaçuí, a produção de Copo-de-leite iniciou com uma das floricultoras que cultivam até hoje, a Dona Laura Fernandes, que há mais de 20 anos produz flores de excelente qualidade.

Na Região Sul e no Caparaó mais de 30 floricultores são atendidos pelo Incaper, sendo 14 no munícipio de Guaçuí, 5 em Muqui, 3 em Ibitirama, 3 e Alegre, 2 em Dores do Rio Preto, 2 em Divino de São Lourenço, 2 em Muniz Freire e 1 em Vargem Alta.

As principais flores cultivadas são flores de corte, como Copo-de-leite, Antúrios, Helicônias, Bastão-do-imperador, Sorvetão, Alpínia e Folhagens. E recentemente foram implantados cultivos de Rosas, Tango, Áster e Sunpatiens (vaso ou forração).

De acordo com a extensionista do Incaper e engenheira agrônoma Márcia Varela,
que também atua na floricultura na Região do Caparaó, o objetivo do encontro foi apresentar a
associação do município,
reunir floricultores e interessados na atividade da região para trocar experiências e conhecer o trabalho que já é realizado na região há mais de 20 anos. “Foi mais um momento de apresentação das perspectivas e novidades sobre o mercado de flores e plantas ornamentais bem como a sua diversificação, além de trazer referências sobre paisagismo e
gestão
das propriedades rurais. Essa interação também oportunizou a qualificação dos floricultores que já estão nesse ramo há mais tempo ”, acrescentou Márcia.

“Reconheço e valorizo o esforço despendido pela equipe organizadora que no sentido de pensar e realizar um evento dinâmico, com temática atual e importante para a formação e capacitação dos floricultores e interessados na atividade. Tivemos um sucesso enorme e que atendeu às nossas expectativas ”, avaliou Maxwel Assis.

Fonte: Incaper

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos