Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Com uma produção nacional que atende apenas a 2% da quantidade utilizada pela indústria brasileira de cerveja, o lúpulo é uma cultura promissora em solo brasileiro. Para quem tem interesse em se iniciar neste cultivo, a Embrapa Agrobiologia lançou nesta semana o curso on-line Introdução ao cultivo de lúpulo no Brasil. Oferecida por meio da plataforma e-Campo, um espaço destinado à oferta de aulas em EAD desenvolvidas pela Embrapa e seus parceiros, a capacitação é gratuita e não tem pré-requisitos.
Organizado por profissionais da Embrapa que atuam em pesquisas com a planta há quase uma década, o curso tem oito horas de duração e está dividido em quatro módulos. O conteúdo abrange desde as características da planta até a pós-colheita, passando pelo plantio e pelo manejo fitossanitário. Todo o curso pode ser feito de maneira independente, já que é autoinstrucional (não há acompanhamento e orientação de tutores).
Sobre o lúpúlo
Conhecido há mais de 2 mil anos, o lúpulo é uma planta medicinal com poder anti-inflamatório, sedativo e antioxidante, entre outros. Mas a sua fama maior vem certamente da cerveja, na qual é responsável pelo amargor e aromas característicos dos diferentes tipos da bebida.
No Brasil, o interesse pela produção da planta é crescente e, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), o volume produzido chegou a mais de 88 toneladas em 2023, o que representa um aumento de 203% em relação ao ano anterior. Treze estados brasileiros produzem lúpulo, sendo os maiores produtores Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.
Informações sobre o curso
Investimento: Gratuito
Carga horária: 8 horas
Público-alvo: Agentes de assistência técnica e extensão rural, agentes multiplicadores, produtores rurais, empresários do setor, estudantes de curso técnico profissional, de graduação e pós-graduação em Agronomia e cursos correlatos, entre outros interessados no tema.
Período de inscrição: Oferta contínua
Programação:
Módulo 1 – Introdução à cultura
Módulo 2 – Plantio e manejo da parte aérea
Módulo 3 – Manejo fitossanitário e de plantas espontâneas
Módulo 4 – Manejo pós-colheita
Inscrições aqui




