Embrapa caminha para instalar Unidade Mista de Pesquisa no Espírito Santo

Estamos trabalhando uma ampla parceria para consolidar a instalação dessa unidade física da Embrapa no Espírito Santo...

Um dos estados do Brasil com grande participação agropecuária na economia pode ganhar um impulso extra para o setor. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) caminha para instalar uma base física no Espírito Santo, por meio de um modelo compartilhado com as instituições locais. A negociação teve inicio nesta semana.

“Estamos trabalhando uma ampla parceria para consolidar a instalação dessa unidade física da Embrapa no Espírito Santo. O objetivo é criar um modelo de inteligência que contemple todas as excelências em recursos humanos e laboratoriais existentes em nosso estado, agregando uma presença maior da Embrapa nesse grupo institucional ”, destaca o deputado Federal Evair Vieira de Melo (PV-ES).

Na sede da Embrapa, em Brasília, uma comitiva capixaba esteve reunida com diretores e pesquisadores da Empresa para estabelecer estratégias de criação de um modelo compartilhado para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação. Participaram o deputado Evair de Melo, o presidente do Incaper Marcelo Suzart, o engenheiro agrônomo do Incaper, Enio Bergoli, representantes do Movimento Agricultura Forte ES, Fernanda e Edivaldo Permanhane, o presidente da Sociedade Espíritossantense de Engenheiros Agrônomos, Geraldo Ferreguetti, e o diretor da Associação de Avicultores do Espírito Santo, Oderli Scheneider, entre outras representações do setor.

Nos próximos dias, o grupo de trabalho da ação irá apresentar as informações preliminares das estruturas de instituições como Incaper, Ifes, Ufes e Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica, localizado em Santa Teresa. Um marco inicial da atuação da “Unidade Mista de Pesquisa da Embrapa no Espírito Santo ” poderá ser um trabalho no bioma Mata Atlântica, identificando oportunidades para recuperação ambiental e para a geração de novas receitas para o setor rural.

Mesmo sem base física, a Embrapa já mantém atuação importante em território capixaba. Umas delas são as cooperações técnicas com o Incaper, para o desenvolvimento de tecnologias e variedades na cafeicultura e na fruticultura e na melhoria da infraestrutura operacional do órgão capixaba.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Evair de Melo

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos