Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Com a crise do café, instituições têm buscado novas opções de trabalho para garantir a sustentabilidade da região
Gabrielle Tallon
Em Iúna e Irupi, os produtores podem contar com o apoio da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Território do Caparaó (Coofaci), para desenvolverem suas atividades.
Apesar da cafeicultura ser o carro chefe da economia local, a cooperativa tem buscado alternativas para que os produtores tenham rentabilidade, durante o período de crise do café. Através de uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iúna e Irupi, há dois anos a Coofaci participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), cujo objetivo é levar merenda saudável e de qualidade para as escolas e dar oportunidade de trabalho aos produtores rurais.
De acordo com a presidente da Coofaci, Elisete Almeida de Abreu, o Sindicato organiza os produtores de hortaliças e legumes e elabora a proposta de venda, já a cooperativa é responsável por repassar os recursos para o produtor. “É como se a cooperativa comprasse do produtor e vendesse para a prefeitura, o que é uma forma de fortalecer a agricultura e manter o homem no campo. Além de fornecer uma alimentação escolar mais saudável de forma prática, porque, às vezes, o produtor sai daqui e leva os produtos para a Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), em Vitória, e a Prefeitura tem que ir à Ceasa buscar, nós fazemos isso de forma direta, e o dinheiro circula dentro do próprio município ”, explica a presidente.
Se as iniciativas da cooperativa merecem destaque, quem as promove não pode ficar atrás. A produtora rural também dirige o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iúna e Irupi há oito anos e revela que, apesar de reconhecer que o homem é fundamental para o desenvolvimento das atividades no campo, a mulher tem conquistado cada vez mais espaço, não só no meio rural, mas no mercado profissional em geral. “Eu sou a segunda mulher na administração da Coofaci e vejo que nós, mulheres, procuramos nos organizar melhor e fazer com que as coisas aconteçam da melhor maneira possível ”, destaca a presidente.
Sobre a Cooperativa
A Coofaci foi fundada em 2005, pela Federação de Associações Comunitárias Rurais de Iúna e Irupi (Faci), diante da necessidade que a instituição tinha de possibilitar que seus associados comercializassem seus produtos com o selo Fairtrade (Comércio Justo).
Como a Faci não podia realizar essa transação, devido à sua estrutura, ela criou a cooperativa (que é habilitada para realizar vendas via Fairtrade), oferecendo aos produtores melhores condições de venda pela certificação, que garante um preço mínimo e ainda gera um prêmio (em dinheiro), proporcional às movimentações, para ser investido na própria comunidade, de acordo com a vontade dos cooperados.
Atualmente, a cooperativa conta com 195 associados, todos pequenos produtoresde agricultura familiar. Interessados em se associar à Coofaci precisam se filiar à Associação Comunitária da sua região. Mais informações em coofaci.com.br.
Liderança feminina:Elisete Abreu, Presidente da Coofaci, também dirige Sindicato dos Produtores Rurais de Iúna e Irupi





