Dia de campo em Montanha apresenta estratégias de convivência com a seca
por Redação Conexão Safra
em 02/05/2017 às 0h00
2 min de leitura
“
Estratégias de Convivência com a Seca. Este foi o tema do dia de campo realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no distrito Córrego do Vinhático, no município de Montanha. O evento teve como parceiros a Prefeitura de Montanha, empresas e outras instituições.
“Nossa região convive com a seca há bastante tempo. Mas a estiagem dos últimos anos impactou bastante na produção rural no município. O dia de campo foi pensado justamente para atender a esta necessidade ”, disse Fábio Morais, do Incaper de Montanha.
O evento foi dividido em quatro estações. A primeira, conduzida pelo extensionista do Incaper Lázaro Raslan, foi voltada principalmente para a pecuária leiteira, atividade bastante desenvolvida em Montanha. Foram abordados aspectos relacionados à reserva alimentar para o gado durante a seca, com foco na alimentação de bovinos de leite.
Mais Conexão Safra
A segunda estação abordou as técnicas de armazenamento e produção de água, como caixas secas, terraços e outras técnicas de conservação do solo, e foi conduzida pelo extensionista do Incaper Danilo Tose. O manejo da irrigação foi tema tratado por Matheus Henrique Souto, representante da empresa Amanco.
Por fim, foram tratados sistemas resilientes de produção de alimentos, ou seja, sistemas que utilizam plantas mais adaptadas para suportar situações mais adversas, como seca extrema ou excesso de chuva. O extensionista Fabio Morais conduziu esta quarta estação de trabalho, mostrando que as propriedades do município podem estar ambientalmente adequadas para suportar estas condições.
Cerca de 120 pessoas participaram do Dia de Campo, entre técnicos, produtores e estudantes do Ifes de Montanha. O evento foi realizado na Fazenda Rancho Alegre, no distrito de Córrego do Vinhático. “A atividade principal na fazenda é a pecuária bovina, mas a propriedade, conduzida pela família Marrinha, é bastante diversificada. Eles buscam seguir os princípios da sustentabilidade e, por isso, acabou sendo cenário para a realização deste evento ”, concluiu Morais.
“
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!