No próximo dia 22 de outubro a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Agronegócio e em parceria com o Incaper, realiza o 1º Concurso de Qualidade de Café Arábica de Iúna. Estão concorrendo aos prêmios 57 participantes, que inscreveram 66 amostras nas categorias café cereja descascado ou despolpado e café natural.
As localidades de São João do Príncipe, de Rio Claro, de Fazenda Alegria e de Bonsucesso tiveram o maior número de inscritos. “Estamos muito felizes, principalmente com a qualidade das amostras. Tenho certeza que será muito difícil definir os ganhadores neste concurso ”, ressaltou o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, João Marcos Dalvi Gava.
Segundo o engenheiro agrônomo do Incaper, Matheus Fonseca de Souza, durante esta semana, as amostras serão catalogadas e encaminhadas para prova de instituições e provadores certificados. “Agora, vamos levar todas as amostras para fazer a prova às cegas, e depois vamos fazer a soma dos pontos e realizar a premiação. Por ser o primeiro ano do concurso e com essa seca, imaginávamos um número bem menor de inscritos. Estamos surpresos ”.
Além da nota da prova, os participantes serão avaliados pela comissão do concurso no quesito sustentabilidade da propriedade.
Serão premiados os cinco primeiros lugares de cada categoria, com valores de R$ 1 mil a R$ 4 mil. A premiação será no dia 22 de outubro, às 16h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Sobre o autor
Redação Conexão Safra
O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas.
Ver mais conteúdos