Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 30 de janeiro

Oportunizar aos jovens a escolha de permanecer no campo é um dos objetivos do deputado Zé Preto (PP), autor de indicação ao governo para a criação de Centros de Formação Técnica para atender jovens das comunidades rurais e pesqueiras.
“A modernização das práticas produtivas e a crescente exigência do mercado requerem mão de obra cada vez mais qualificada. Muitos jovens dessas comunidades acabam deixando suas regiões de origem em busca de oportunidades, devido à falta de acesso à capacitação profissional adequada”, justifica o proponente da Indicação 1.158/2025, aprovada no Plenário e encaminhada à Secretaria da Casa Civil do Executivo estadual.
Para Zé Preto, a medida visa à capacitação dos jovens para atuarem em setores como agroindústria, aquicultura, gestão de negócios rurais e pesqueiros, comercialização e uso de novas tecnologias. Além disso, a formação especializada poderá estimular o empreendedorismo local e agregar valor à produção.
Segundo a proposta, a implantação desses centros poderá ser realizada em parceria com “as prefeituras, universidades, institutos de ensino técnico e entidades representativas dos agricultores e pescadores, garantindo que o conteúdo seja prático, atualizado e alinhado às realidades regionais”.




