Curso de inseminação em Cachoeiro de Itapemirim atrai produtores

"Para permitir melhor aprendizado, apenas 13 alunos participam das 40 horas, divididas em aulas teóricas e práticas"

Durante uma semana (24 a 28) de fevereiro, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou um curso de inseminação artificial em Cachoeiro de Itapemirim. A atividade contou com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sindicato Rural, da CRV Lagoa e da Cooperativa de Laticínios Selita.

Para permitir melhor aprendizado, apenas 13 alunos participam das 40 horas, divididas em aulas teóricas e práticas que têm como objetivo aperfeiçoar o trabalhador da pecuária bovina na reprodução, por meio da técnica da inseminação artificial.

Segundo o zootecnista do escritório local, Bevaldo Martins Pacheco, a participação superou o esperado. “Estamos ensinando novas oportunidades, com os ensinamentos iremos melhorar os indicadores técnicos e econômicos da atividade leiteira na região do produtor ”, destaca.

Pacheco ressalta ainda que visam à qualidade de vida dos alunos. “As técnicas envolvem além de melhoramento genético, as áreas de sanidade e alimentação. Todos esses pontos irão resultar na qualidade do produto, mais renda e, claro, qualidade de vida no campo ”.

Produtor de Barra de São Francisco, Daniel Ferreira de Souza, exaltou a importância da participação. “Estou aprendendo bastante e com certeza com as novas técnicas colocadas em prática irei aumentar em 50% a minha produção ”, afirmou.

Nas aulas, os temas apresentados foram manejo e alimentação do rebanho, vantagens da inseminação, instalações necessárias, preparação da vaca, prática da inseminação, entre outros que apresentam cada passo do processo.

Fonte: Incaper

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos