Qualificação pode gerar oportunidades de trabalho e renda no meio rural
Profissionais que atuam em agroindústrias de Cachoeiro de Itapemirim concluem nesta quarta-feira (19) um curso de produção de massas caseiras. Um dos objetivos é que os empreendimentos rurais passem a fornecer esses produtos ao mercado local e a programas governamentais de compra de alimentos, gerando trabalho e renda no campo.
Oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o apoio da prefeitura, a capacitação é realizada na agroindústria da comunidade de Monte Alegre, no distrito de Pacotuba. Foram três dias de aulas, com lições práticas e teóricas sobre a fabricação de canelone, ravióli, massas com vegetais, pasteis e outras pastas frescas e secas.
O curso tem alunos de comunidades rurais como Moitãozinho, Santa Fé, Banca de Areia, Jabuticabeira, além de Monte Alegre. Os conhecimentos adquiridos por eles podem abrir novas portas no mercado de trabalho.
“É um produto muito solicitado pelo Programa de Aquisição de Alimentos. No entanto, o volume de produção necessária para abastecer a demanda é mais alto. Há um mercado local crescente para produtos caseiros, de qualidade. Nas feiras livres da agricultura familiar, as massas são muito procuradas ”, conta a gerente de Feiras, Agroindústrias e Agroturismo da prefeitura, Daniele Custódio.
Sobre o autor
Redação Conexão Safra
O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas.
Ver mais conteúdos