pube
Geral

Crea-ES instala comitê de crise em resposta às chuvas no Sul do ES

Conselho coloca toda sua estrutura e corpo técnico a disposição da população e dos municípios

por Redação Conexão Safra

em 23/03/2024 às 14h06

2 min de leitura

Crea-ES instala comitê de crise em resposta às chuvas no Sul do ES

Foto: divulgação/Crea-ES

Diante das fortes chuvas que atingiram o Sul do estado desde a noite desta sexta-feira(22/3), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) Engenheiro Jorge Silva se deslocou para a região.

“Estamos colocando todas as nossas equipes técnicas e fiscais e toda nossa estrutura de veículos e equipamentos, como drones, por exemplo, para auxiliar na gestão dessa calamidade”, disse o presidente.

pube

O Crea-ES também já montou na manhã deste sábado dois comitês de crise de adversidades climáticas nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim e em Alegre. “Os grupos que vão atuar nesses comitês irão oferecer suporte técnico às prefeituras, Defesas Civis municipal e estadual e Corpo de Bombeiros”.

O apoio do Crea-ES é caracterizado pela disponibilização de mão de obra técnica qualificada, englobando um corpo multidisciplinar de inspetores, fiscais, assessores e supervisores de engenharia. “A expertise destes profissionais será fundamental nos levantamentos de riscos geológicos e estruturais que possam ameaçar a segurança da população nas áreas afetadas”, apontou Jorge Silva.

Além do apoio técnico, as inspetorias também estão prontas para receber doações de roupas e alimentos. Estas doações serão integralmente destinadas às famílias atingidas pelas chuvas, em um esforço conjunto para aliviar o sofrimento daqueles que foram mais afetados pelo desastre.

A iniciativa do Crea-ES em formar um comitê de crises surge como uma medida essencial para enfrentar os desafios pós-desastre, promovendo uma resposta ágil e coordenada que visa minimizar os riscos e proteger as comunidades vulneráveis. Além de atuar nos levantamentos de riscos, o comitê trabalhará em estreita colaboração com as autoridades locais para implementar soluções estratégicas e preventivas, evitando futuras catástrofes.

Esse movimento do Conselho reforça o papel vital das instituições de engenharia, da agronomia e das geociências na gestão de crises e na mitigação de desastres, destacando a importância da colaboração multidisciplinar técnica na superação de adversidades e na reconstrução de comunidades seguras e resilientes.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!