Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A festa de comemoração dos 50 anos da Cooperativa Mista de Castelo (Cacal), que aconteceu no sábado (09), contou com a inauguração de dois silos para armazenagem de matéria-prima para a produção de ração. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Governo do Espírito Santo transferidos à cooperativa por meio de convênio.
O convênio foi firmado por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) no valor de R$ 94.579,00. A produção de ração é atualmente uma das principais atividades da cooperativa.
“Devemos parabenizar a Cacal por toda sua história de luta para enfrentar as dificuldades da época em que foi criada para hoje poder comemorar os 50 anos da organização. O Governo realiza o maior investimento da história da agricultura no Espírito Santo e as cooperativas são instrumentos do desenvolvimento em todo o Estado ”, disse o governador Renato Casagrande.
“Queremos agradecer todo o apoio que o Governo do Espírito Santo ofereceu para nossa cooperativa superar os momentos de dificuldade e poder comemorar, hoje, os 50 anos de existência. Sabemos que sempre vamos poder contar com essa parceria para continuarmos levando desenvolvimento aos nossos produtores associados ”, afirmou o presidente da Cacal, Domingos Pessin.
Também foram entregues à Cacal, por meio de convênio do Programa ‘Vida no Campo’, um trator agrícola com arado e um veículo pick-up. Os equipamentos fazem parte de um pacote de R$ 331.966,10 que beneficiou diversas cooperativas de Castelo. A operação foi realizada por meio do Projeto ‘Infraestrutura Produtiva’.
“O Governo desenvolve uma programação robusta para atender o interior do Estado, principalmente na agricultura. Os equipamentos que entregamos à Cacal fazem parte do mais amplo programa de atendimento aos agricultores familiares do Brasil, que é o Programa Vida no Campo. A orientação do Governo é manter firme a parceria com as cooperativas para tornar os produtores rurais capixabas mais competitivos ”, declarou o secretário da Agricultura Enio Bergoli.
“Este é um momento muito importante para o município de Castelo e agradecemos à Cacal por trazer desenvolvimento para nossa cidade nesses 50 anos de trajetória. Também agradecemos à parceria do Governo com o município, que sempre traz investimentos para melhorar a vida da nossa população ”, afirmou o prefeito Jair Ferraço.
Programa ‘Vida no Campo’
O Programa ‘Vida no Campo’ engloba 13 projetos que colocam à disposição dos agricultores, pescadores e seus familiares, em todas as regiões do Estado, diversas oportunidades a partir de ações nas áreas de infraestrutura, crédito rural e fundiário, assistência técnica, habitação e capacitação. O objetivo do ‘Vida no Campo’ é fortalecer ainda mais a agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida para quem vive no campo.
Fonte: Seag





