Cooperados colhem bons resultados com apoio do Sebrae ES
Entre os cases de sucesso, está o produtor Antônio José de Souza, que conseguiu, por meio do projeto, melhorar a renda e mudar a vida da família
por Redação Conexão Safra
em 05/07/2017 às 0h00
3 min de leitura
“
Com o incentivo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES), em parceria com a OCB, Seag, Incaper, Idaf, Faes/Senar e outros, cooperativas de todo o estado estão se destacando a cada dia. Um dos cases de sucesso do Sebrae ES é o projeto Pecuária do Leite, desenvolvido nas regiões Centro, Serrana e Sul.
O projeto tem o objetivo de contribuir com a melhoria dos índices zootécnicos das propriedades rurais, promovendo maior eficiência da atividade por meio de ações inovadoras de cunho tecnológico e gerencial. Além disso, busca a redução dos custos operacionais e o aumento da renda do produtor.
O diretor de Atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias de Souza, explica que a instituição tem obtido ótimos resultados junto aos produtores, por meio de seus projetos de atendimento coletivo. “No caso do projeto Pecuária do Leite, apresentamos a ideia aos produtores da região e fizemos o convite. O retorno foi muito satisfatório e, com isso, seguimos levando conhecimentos técnicos para gerar produtividade e aumentar a renda dos produtores rurais capixabas ”.
Para alcançar os resultados almejados, o Sebrae ES trabalha com consultorias tecnológicas &ndash, Sebraetec, capacitações na área de gestão, missões técnicas, realização de seminários, visitas técnicas às propriedades, além dos Dias de Campo.
Um dos casos de sucesso é o do produtor Jacinto Natal Spoladore, de Cachoeiro de Itapemirim, que aumentou sua produção diária de leite de 40 litros para mais de 300 litros por dia, após menos de três anos sendo atendido pelo Sebrae ES. “Eu já penava em desistir de viver na roça. Hoje penso totalmente diferente, e consegui manter meus filhos no campo ”.
Ele explica que a parceria da cooperativa e a assistência técnica do Sebrae foram fundamentais nessa decisão, em função das melhorias implantadas na propriedade. “Hoje já tenho gado por inseminação, meu gado é diferente. A evolução foi muito grande. Eu vi que deu certo para mim e falo com os outros proprietários que vale a pena investir em conhecimento e tecnologia ”, disse.
Mais Conexão Safra
Já o produtor Antônio José de Souza, de Alegre, conseguiu, por meio do projeto, melhorar a renda e mudar a vida da família. “O projeto nos ajudou na organização da propriedade. A gente não sabia onde queria chegar, e ia vivendo um dia após o outro. Com a parceria do Sebrae, a gente conseguiu organizar, melhorar a produtividade por área e tornar a propriedade mais rentável. Desde que entramos no projeto, em 2012, dobramos a produtividade, mesmo com a situação da seca no estado ”, contou.
Antônio investiu na criação de bezerras, na caniveira, pastejo rotacionado, na implantação de área de milho e ainda na implantação do sistema de irrigação. “Conseguimos produzir o alimento para o gado, fazer melhoramento genético e aumentar a produção de leite. Estamos produzindo mais com menor custo ”, contou.
Seminário
No dia 21 de julho, acontece no município de Presidente Kennedy, o 1º Seminário da Pecuária de Leite ES Centro, Serrana e Sul. O evento contará com palestras de especialistas nacionais, voltadas para produtores de leite. O seminário será realizado no Ginásio de Esportes Jayme Navarro de Carvalho – localidade de São Paulinho, das 8h às 14h30. Mais informações pelo 0800 570 0800.
Fonte:http://www.es.agenciasebrae.com.br
“
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!