Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

La Niña está acabando? O que mostram os sinais ocultos no Pacífico para 2026

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Capacitação no agro
Como o cacau pode render muito além do chocolate

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

“
Visando estimular maior qualidade na produção de ovos no Espírito Santo (ES), a Coopeavi promoveu, em 2015, o primeiro Concurso de Qualidade de Ovos no ES, durante a Semana Tecnológica do Agronegócio. Este ano acontecerá a segunda edição do Concurso, mas para aprimorar as técnicas de avaliação, a cooperativa acompanhou de perto a principal competição de qualidade do país, em Bastos (SP).
O município de Santa Maria de Jetibá é o segundo maior produtor do Brasil, são produzidos mensalmente cerca 800 mil caixas de ovos. Além disso, os avanços tecnológicos foram relevantes para o desenvolvimento da avicultura no ES. Santa Maria de Jetibá foi o município brasileiro que mais registrou avanços na produção de ovos nos últimos dez anos, ficando atrás apenas de Bastos (SP). No município paulista é produzido 216 ovos por segundo, há 22 milhões de poedeiras em produção.
O ponto mais alto da Festa do Ovo, que terminou no último final de semana, foi a cerimônia de entrega dos troféus e prêmios aos avicultores que venceram o 57º Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos. No Espírito Santo, a primeira iniciativa visando a premiação da qualidade surgiu por iniciativa da Coopeavi, cooperativa pioneira na avicultura de postura no Estado. No ano passado, durante a Semana Tecnológica do Agronegócio aconteceu a primeira edição do Concurso de Qualidade de Ovos do Espírito Santo.
Este ano acontecerá uma nova edição do Concurso em terras capixabas. Por isso, a Coopeavi viabilizou a ida do seu médico veterinário, Nielton Cezar Ton, à Bastos para acompanhar todo o processo de avaliação do concurso paulista. “Participei para adquirir experiência e levar novidades para o Concurso de Qualidade Coopeavi, aprimorando os critérios de avaliação e organização para premiar o cooperado que produz um ovo de qualidade ”, explica Nielton.
Mais informações sobre a STA e o II Concurso de Qualidade de Ovos Coopeavi, acesse: www.sta.coop.br





