Mais lidas 🔥

Crime ambiental
Aves ameaçadas de extinção são resgatadas de cativeiro ilegal no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 02 de fevereiro

Clima e agronegócio
Fevereiro deve ter chuva irregular e muito calor no Brasil; veja os impactos na agricultura

Infraestrutura rural
Idealizador do programa Caminhos do Campo, Ricardo Ferraço faz visita técnica às obras da estrada de Alto Caxixe

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 03 de fevereiro

Um painel gráfico interativo produzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), lançado este ano, permite a análise, de forma didática e intuitiva, dos processos gerenciados pelo Instituto sobre pedidos de registro de bioinsumos destinados ao controle fitossanitário na agricultura. A ferramenta, em formato Business Intelligence (BI), busca aprimorar a gestão da qualidade ambiental de produtos de baixa periculosidade e garantir a compreensão integrada do fluxo de pedidos protocolados na autarquia.
Os dados incluem produtos biológicos, semioquímicos, bioquímicos e fitossanitários. “A ferramenta visa proporcionar acesso rápido e eficaz às informações, além de oferecer uma visão geral de dados relevantes para a sociedade e para o setor regulado, assegurando transparência ao andamento desses processos perante toda a sociedade”, explica Danilo Lourenço, coordenador de Controle Ambiental de Substâncias e Produtos Perigosos, do Ibama.
Até a criação e publicação do painel BI, os dados de pedidos de produtos de baixa periculosidade eram disponibilizados ao público por meio de planilha eletrônica publicada no site oficial do Ibama. No formato até então usado, os documentos publicados apresentam os pedidos de registro e de alteração de registro de produtos: no caso dos novos registros, as informações são separadas por tipo de bioinsumo (uso na agricultura convencional ou uso na agricultura orgânica); também informam a posição do pedido na fila de espera e em qual fase está: aguardando análise, em avaliação, em exigência, encaminhado para análise da Coordenação e concluído.
Novo painel BI
Com produção iniciada em agosto de 2024, pela Diretoria de Qualidade Ambiental (Diqua), do Ibama, o Painel de Bioinsumos para Controle Fitossanitário – Demanda e Avaliação possui uma página inicial com quatro grupos de informações: Fila Biológicos (pedidos de registros de produtos para uso na agricultura convencional); Fila FITORG (pedidos de registros de produtos para uso na agricultura orgânica); Fila Pós-registro (para alteração de registro de produtos aplicados na agricultura convencional e orgânica); e Demanda-Avaliados, que mostra a relação percentual e em números absolutos entre a quantidade de demandas recebidas para avaliação pela área técnica e a quantidade de produtos avaliados.
Os gráficos do painel mostram, de forma objetiva, para fácil compreensão, o status de cada produto pleiteado para aplicação na agricultura nacional. O público pode visualizar informações como empresa requerente, tipo e nome do produto, número do processo e filtrar por período e situação.
Acesse o Painel na página sobre o tema no site do Ibama




