Conheça os principais aplicativos que facilitam a vida dos eleitores
por Assessoria de imprensa Ales
em 04/09/2022 às 12h45
3 min de leitura
Presentes em nosso dia a dia, os aplicativos são usados para executar diversos serviços e atividades, facilitando a vida do cidadão. A tecnologia é uma realidade nas eleições brasileiras desde a adoção das urnas eletrônicas, em 1996. E, hoje, o eleitor dispõe de ferramentas que podem ser usadas em seu benefício, facilitando o acesso à seção eleitoral, servindo como documento oficial e até mesmo auxiliando-o no acompanhamento da apuração dos votos em tempo real. Conheça os aplicativos mantidos pela Justiça Eleitoral.
E-Título
A via digital do título de eleitor, o e-Título, pode ser usado para identificação do eleitor na hora de votar, mas permite também o acesso rápido às informações cadastradas na Justiça Eleitoral, como zona/seção eleitoral e situação cadastral. No app, o eleitor tem como justificar ausência no dia do pleito e também após as eleições, desde que ele esteja fora do domicílio eleitoral ou possa comprovar depois a impossibilidade do exercício do voto.
Por meio do e-Título, o cidadão também tem acesso à certidão de quitação eleitoral e consegue emitir as guias de multas para regularizar a sua situação junto à Justiça Eleitoral. O aplicativo pode ser baixado em smartphones e tablets e está disponível nas plataformas iOS e Android.
Aplicativo Pardal
Desenvolvido pelo TSE para receber e apurar denúncias de irregularidades nas campanhas eleitorais, o Aplicativo Pardal recebeu na primeira semana de funcionamento, após o início da campanha eleitoral (16 a 23 de agosto), mais de 1,3 mil denúncias, de acordo com o TSE. É possível acompanhar, dinamicamente, na página do aplicativo na internet, o número de denúncias relativas às próximas eleições e aos pleitos anteriores.
Até às 11 horas desta quinta-feira (1º), o Espírito Santo contabilizava 120 denúncias referentes às eleições 2022, sendo a maioria concentrada em três municípios: Vila Velha (38), seguido de Vitória (21) e Cachoeiro de Itapemirim (20). O Pardal está disponível nos sistemas Android e iOS; a plataforma pode ser baixada no site da Justiça Eleitoral.
Aplicativo Boletim na Mão
Mais Conexão Safra
A ferramenta oferece uma cópia digital dos boletins de urna, informando os números referentes a eleitores aptos, comparecimento, faltantes, entre outros dados. O Aplicativo Boletim na Mão pode ser baixado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está disponível nas plataformas Android e iOS.
Aplicativo Resultados
Desenvolvido pelo TSE para que eleitores e candidatos acompanhem em tempo real a apuração dos votos, o Aplicativo Resultados permite a consulta da apuração dos votos para todos os cargos, em todas as unidades da federação. O usuário também pode selecionar o candidato que deseja acompanhar a votação e receber minuto a minuto a atualização da contagem.
O app também informa, no final da apuração, os candidatos que foram eleitos para cada cargo. Disponível para download no Google Play e na App Store, o aplicativo pode ser baixado em tablets e smartphones.
Aplicativo Mesário
Desenvolvido pela Justiça Eleitoral para treinar as pessoas que vão atuar nas eleições desse ano, o Aplicativo Mesário possibilita a fácil visualização do progresso das aulas e divide os conteúdos por blocos de assuntos, por meio de tablets e smartphones.
Disponível para download no Google Play e na App Store, o Aplicativo Mesário só pode ser acessado por pessoas que foram formalmente nomeadas para trabalhar nas eleições marcadas para o dia 2 de outubro (1º turno) e 30 de outubro (2º turno). O acesso é feito pelo número do título de eleitor.