Debates coletivos

Conferência Territorial reúne Conab e sociedade civil em Nova Venécia

Evento reuniu representantes do poder público, sociedade civil, movimentos sociais e segmentos rurais para debater coletivamente temas estratégicos como agricultura familiar

sol calor Espírito Santo
Foto: Pixabay

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou, na quarta-feira (1º), da 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário no território Norte, em Nova Venécia (ES). Esta é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional, que é organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

O evento reuniu representantes do poder público, sociedade civil, movimentos sociais e segmentos rurais para debater coletivamente temas estratégicos como agricultura familiar, reforma agrária, transição agroecológica, direito à terra, políticas públicas e inclusão produtiva no campo.

O principal objetivo do encontro é construir propostas e diretrizes que serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional da conferência, culminando na elaboração de um documento final que norteará ações de políticas públicas para povos do campo, das águas e das florestas nos próximos anos.

Quem representou a Companhia nesses encontros foi o superintendente regional no estado, Leilson Arruda, na qualidade de titular, e o assistente da regional, Kerley Mesquita, como suplente. Durante a programação, a Conab participou dos debates para elaboração de propostas voltadas ao desenvolvimento rural, que serão encaminhadas às etapas estadual e nacional do evento.

Entre os temas abordados pelos grupos temáticos, destaca-se: o papel da agricultura familiar frente às mudanças climáticas; a transformação agroecológica dos sistemas alimentares; a reforma agrária e direito à terra, água e território; a cidadania e bem viver; e a importância da governança das políticas públicas. Além dos debates, a Conab também fez apresentações sobre as políticas públicas executadas pela instituição no Espírito Santo e ajuda a identificar possibilidades para implementação de ações adequadas à realidade dos territórios.

Na terça-feira, 30 de setembro, ocorreu uma etapa similar na cidade de Colatina, envolvendo autoridades e membros da sociedade civil para levantamento das principais demandas do território Terras do Rio Doce.