pube
Geral

Concurso de Qualidade do Café de Castelo já tem vencedores selecionados

por Redação Conexão Safra

em 29/11/2013 às 0h00

3 min de leitura

O diferencial do evento deste ano é o número de premiados que antes era de apenas seis e agora passou para 12


Um dia de muito trabalho durante a segunda e última etapa de degustação de cafés do “7° Concurso de Qualidade do Café de Castelo ”, que aconteceu na Sala de Degustação e Classificação do Café de Castelo, nesta quinta-feira, dia 28 de novembro.

pube

Foram degustadas 54 amostras de cafés, 32 da categoria arábica e 22 da categoria conilon, sendo 16 do tipo natural e seis do tipo cereja descascado. Dessas 54 amostras, 12 foram selecionados, por cinco degustadores, todos de fora do município, que participaram dessa última etapa. A divulgação dos 12 vencedores e a entrega da premiação vai acontecer no dia 13 de dezembro, durante um evento festivo para os participantes do Concurso e seus familiares.

A degustação contou com a presença do presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural &ndash, INCAPER, Evair Vieira de Mello, que também é degustador. Enquanto provava os cafés finalistas, Evair comentou que as amostras foram difíceis para classificar. “”Já degustei em concursos de várias regiões do país e nunca provei cafés de tão alta qualidade ”, disse Evair durante a degustação.

O secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques, falou da excelente qualidade dos cafés e parabenizou os produtores participantes do Concurso. “Parabenizo os produtores de café de Castelo pelo empenho e dedicação com suas lavouras. Nossos cafés foram só elogios ”, disse o Secretário orgulhoso.

“”A qualidade dos nossos cafés está de impressionar, todos estão falando muito bem e isso tudo é resultado de muito trabalho e da assistência que a Secretaria Municipal de Agricultura tem prestado para os produtores ”, elogiou Eutemar Venturim, Vice-Prefeito de Castelo, que também esteve presente durante a degustação dos cafés.

O diferencial do evento deste ano é o número de premiados que antes era de apenas seis e agora passou para 12 com objetivo de estimular o interesse de todas as regiões produtoras de café do município. Para isso, a divisão da premiação será a seguinte: de 1º ao 6º lugar na Categoria Arábica, de 1º ao 3º na Categoria Conilon Natural, e de 1º ao 3º lugar na Categoria Conilon Descascado. Além da premiação em dinheiro, que vai variar entre 800 reais a quatro mil reais, os cafés premiados em 1º, 2º e 3º lugar vão ser comercializados com valores superiores ao de mercado, chegando a R$ 1.000,00 o valor da saca. Todos os três premiados de cada categoria também receberão troféus personalizados.

O 7° Concurso de Qualidade do Café de Castelo é realizado pela Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Agricultura, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural &ndash, INCAPER e pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais de Castelo, e conta com apoio de parceiros como: a Caixa Econômica Federal, o Centro do Comércio de Café de Vitória, a Câmara Municipal de Castelo, a Bourbon Specialty Cofees e Prove Café de Venda Nova do Imigrante.

O cafeicultor que desejar saber mais sobre o evento de premiação deve entrar em contato com a prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Agricultura, pelo telefone: 3542- 8533.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Castelo


pube