Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 30 de janeiro

Na última terça-feira (12), começaram as avaliações dos pratos inscritos no 1º Concurso Gastronômico da Culinária Suína, etapa que antecede o Festival Gastronômico da Culinária Suína de Vargem Alta (ES), marcado para os dias 6 e 7 de setembro, no Parque de Exposições. O evento busca fortalecer o turismo e a culinária local, além de enriquecer o cardápio de bares e restaurantes com pratos à base de carne suína, importante segmento econômico do município.
A banca de jurados percorre todos os estabelecimentos inscritos — restaurantes, bistrôs e lanchonetes — para avaliar “in loco” os pratos, seguindo um cronograma pré-estabelecido. O regulamento prevê critérios como sabor, apresentação, textura e vínculo com a cultura capixaba, entre outros.
A primeira visita aconteceu no restaurante do chef Ricardo, com o prato “prime suíno com cuscuz caipira e geleia de uvaia”. Segundo Ricardo Dalfior, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Vargem Alta (ACE Vargem Alta) e organizador do evento, a degustação no restaurante permite que os jurados sintam a energia do ambiente, o atendimento e o cuidado nos detalhes, integrados ao sabor. “Esse conceito reforça o título de Capital da Carne Suína que Vargem Alta carrega, resgatando memórias e valorizando a suinocultura local”, afirmou Dalfior.
O festival é promovido pela Faciapes (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo) e pela ACE Vargem Alta, com apoio da Prefeitura Municipal, Aderes, Governo do Estado do Espírito Santo e Ases (Associação de Suinocultores do Espírito Santo).




