Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 30 de janeiro

A comunidade de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, conheceu na quarta-feira (5) as etapas finais da construção da barragem local durante um encontro promovido na Associação de Moradores. O objetivo foi apresentar detalhes técnicos da obra, esclarecer dúvidas e alinhar informações sobre o cronograma de conclusão.
O investimento de R$ 2.022.628,93 é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do Programa Estadual de Barragens Públicas (PEBP). A previsão é de que a inauguração ocorra em até 30 dias, após o enchimento completo do reservatório.
A estrutura terá capacidade para manter uma área alagada de 1,43 hectare e armazenar 25 mil metros cúbicos de água. Durante a reunião, a equipe técnica apresentou os últimos procedimentos necessários para a entrega, como as etapas de vistoria e testes operacionais.
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou que o diálogo direto com a comunidade reforça o compromisso do Governo do Estado em investir em obras estruturantes no meio rural.
“O encontro foi uma oportunidade de aproximar ainda mais o Governo da população de Burarama. Estamos concluindo uma obra que representa segurança hídrica, produção agrícola mais estável e qualidade de vida para as famílias do campo. A barragem vai assegurar água para irrigação, reduzir os impactos das mudanças climáticas e fortalecer o agronegócio”, afirmou.
Programa Estadual de Barragens Públicas
Coordenado pela Seag, o PEBP é desenvolvido com recursos do Governo do Estado e apoio do Fundo Especial de Apoio ao Programa Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (FEAP). O programa tem como objetivo ampliar a segurança hídrica no meio rural e garantir resiliência frente à estiagem, por meio da construção e reabilitação de barragens em diferentes regiões do Espírito Santo, com prioridade para as áreas mais afetadas pela escassez de água.





