Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

A comunidade de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, conheceu na quarta-feira (5) as etapas finais da construção da barragem local durante um encontro promovido na Associação de Moradores. O objetivo foi apresentar detalhes técnicos da obra, esclarecer dúvidas e alinhar informações sobre o cronograma de conclusão.
O investimento de R$ 2.022.628,93 é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do Programa Estadual de Barragens Públicas (PEBP). A previsão é de que a inauguração ocorra em até 30 dias, após o enchimento completo do reservatório.
A estrutura terá capacidade para manter uma área alagada de 1,43 hectare e armazenar 25 mil metros cúbicos de água. Durante a reunião, a equipe técnica apresentou os últimos procedimentos necessários para a entrega, como as etapas de vistoria e testes operacionais.
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou que o diálogo direto com a comunidade reforça o compromisso do Governo do Estado em investir em obras estruturantes no meio rural.
“O encontro foi uma oportunidade de aproximar ainda mais o Governo da população de Burarama. Estamos concluindo uma obra que representa segurança hídrica, produção agrícola mais estável e qualidade de vida para as famílias do campo. A barragem vai assegurar água para irrigação, reduzir os impactos das mudanças climáticas e fortalecer o agronegócio”, afirmou.
Programa Estadual de Barragens Públicas
Coordenado pela Seag, o PEBP é desenvolvido com recursos do Governo do Estado e apoio do Fundo Especial de Apoio ao Programa Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (FEAP). O programa tem como objetivo ampliar a segurança hídrica no meio rural e garantir resiliência frente à estiagem, por meio da construção e reabilitação de barragens em diferentes regiões do Espírito Santo, com prioridade para as áreas mais afetadas pela escassez de água.




