pube
Geral

Começa seleção do 7º Concurso de Qualidade do Café de Castelo

Nessa 1ª Etapa de degustação os quatro provadores vão selecionar as 30 melhores amostras da categoria arábica

por Redação Conexão Safra

em 20/11/2013 às 0h00

4 min de leitura

A 1ª Etapa de degustação de cafés do 7º Concurso de Qualidade do Café de Castelo, aconteceu na Sala de Degustação e Classificação do Café de Castelo. Num total de 139 cafés inscritos para o Concurso, 94 são da categoria arábica e 45 da categoria conilon.


Nessa 1ª Etapa de degustação os quatro provadores participantes, dois castelenses, um de Venda Nova do Imigrante e um de Minas Gerais, vão selecionar as 30 melhores amostras da categoria arábica e as dez melhores da categoria conilon, sendo cinco do tipo cereja descascado e cinco do tipo natural. Após essa etapa técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura vão fazer uma nova coleta de amostras dos cafés selecionados para a 2ª e última etapa de degustação, que tem previsão para acontecer na primeira semana do mês de dezembro.


pube

A novidade para o evento deste ano é o número de premiados que antes era de apenas seis e agora passou para 12. O objetivo é estimular o interesse de todas as regiões do município. Para isso, a divisão da premiação será a seguinte: de 1º ao 6º lugar na Categoria Arábica, de 1º ao 3º na Categoria Conilon Natural, e de 1º ao 3º lugar na Categoria Conilon Descascado. Além da premiação em dinheiro, que vai variar entre 800 reais a quatro mil reais, os cafés premiados em 1º, 2º e 3º lugar vão ser comercializados com valores superiores ao de mercado, chegando a R$ 1.000,00 o valor da saca.


Durante a classificação dos cafés, Rondinelio Sartori, degustador e responsável pela “Sala de Degustação e Classificação do Café de Castelo ”, explicou por qual processo passam as amostras. “Todas as amostras são codificadas antes de chegarem aqui, a identificação é feita através de um número pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura. Tudo é feito de forma segura e honesta e a Sala fica aberta para o acompanhamento dos participantes do Concurso ”, comentou Rondinelio.


Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques, a qualidade dos cafés deste ano estão superando as expectativas. “”Os grãos estão com uma qualidade incrível. Este ano a competição vai ser acirrada. Acredito que parte dessa conquista seja por conta da assistência técnica que nossos técnicos estão fornecendo, principalmente através das visitas nas propriedades dos cafeicultores’, disse o Secretário.


Para o provador e participante da 1º Etapa de classificação, Elias Batista Generoso, representante da Bourbon Specialty Coffes, os cafés de Castelo têm uma vantagem muito grande em relação as outras regiões do Brasil. “”O café daqui é de uma safra tardia e tem uma maturação mais lenta e por esse motivo eles ficam com uma bebida semelhante ao do café da América Central. As amostras estão de excelente qualidade. Estou na primeira rodada de degustação e já pontuei cinco amostras com mais 90 pontos ”, falou o degustador e Corretor de Cafés que já provou amostras de várias partes do mundo.


Eduardo Pagio de Melo, degustador e funcionário da “”Prove Café”” de Venda Nova do Imigrante, comentou sobre o sabor exótico dos cafés de Castelo. “Já são três anos de participação nesse Concurso e a cada ano que passa a qualidade e o gosto do café está melhor. Os produtores estão agregando cada vez mais valor aos grãos””, disse Eduardo entusiasmado com as provas.


O Concurso de Qualidade do Café de Castelo é realizado pela Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Agricultura, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural &ndash, INCAPER e pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais de Castelo, e conta com apoio de parceiros como: a Caixa Econômica Federal, o Centro do Comércio de Café de Vitória, a Câmara Municipal de Castelo, a Bourbon Specialty Cofees e Prove Café de Venda Nova do Imigrante. A entrega da premiação do Concurso vai acontecer dia 13 de dezembro, no Comercial Sport Clube, em um jantar festivo com a presença de autoridades e todos os produtores rurais participantes do Concurso.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Castelo

pube