Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
A Prefeitura de Itapemirim começou, nesta semana, em Vargem Grande, na propriedade do morador Geraldo Leal, a campanha de vacinação contra brucelose, em bezerras de três a oito meses.
A campanha é uma parceria da Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo e do Sindicato Rural de Itapemirim com a Prefeitura Municipal de Itapemirim e, segundo o secretário de Agricultura, Luciano Henriques, irá atender todo o produtor rural.
“O nosso objetivo é atender todos os produtores de Itapemirim, tanto os de leite quanto os de corte. Antes, era cobrado de R$ 5,00 a R$ 7,00, agora, todas serão vacinadas de graça, bastam estar dentro da idade estipulada ”, afirmou.
De acordo com o prefeito, a agricultura está se desenvolvendo muito rápido e isso é fruto de um excelente trabalho em equipe. “Tudo que o secretário Luciano Henriques me pede, eu tento fazer acontecer, pois sei que ele quer o melhor para os produtores. Estamos trabalhando com ótimos profissionais e essa campanha de vacinação é muito importante para o gado de todos ”, explicou Dr. Luciano de Paiva.
“As reuniões com os produtores são de total importância para nós. Só assim vão conseguir descobrir as reais necessidades do produtor rural. Dr. Luciano está de parabéns por se preocupar com a gente ”, diz o produtor Geraldo Leal.
A prefeitura está disponibilizando três vacinadores para atender toda a demanda. Quem estiver interessado deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, na sede, fazer um requerimento e agendar o dia para a vacinação.
Entenda a doença:
A brucelose é uma doença grave causada pela bactéria Brucella sp que ataca bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos e pode ser transmitida ao homem.
Os sintomas da brucelose bovina são: retenção de placenta (após dar cria, o animal continua com a placenta colocada, provocando infecção), aborto (geralmente entre o 7º e 9º mês de gestação), artrite (juntas inchadas), orquite (bolsa escrotal inchada).
Fonte: Prefeitura de Itapemirim





