Geral

Claude Troisgros defende o Movimento #EuApoioProdutoArtesanal

Chef francês elogia iniciativa do Sebrae na abertura do Sirha 2018

por Redação Conexão Safra

em 15/03/2018 às 0h00

2 min de leitura

fonte: SEBRAE NACIONAL


A abertura do Sirha 2018, em São Paulo, foi marcada pelo lançamento do Movimento #EuApoioProdutoArtesanal. A iniciativa do Sebrae responde à demanda do segmento para reduzir burocracia e entraves à comercialização dos alimentos de modo artesanal ou por pequenas agroindústrias. Na ocasião, o chef francês e presidente do Sirha São Paulo, Claude Troisgros, destacou a importância da iniciativa. “Já fizemos o mesmo na França e funcionou. Agora, chegou a hora de fazermos o mesmo aqui, no Brasil ”, enfatizou.

O movimento #EuApoioProdutoArtesanal tem como diretrizes a transparência dos procedimentos de regularização, a disponibilização de instrumentos norteadores do processo de regularização e a simplificação e padronização de procedimentos. De acordo com o gerente de Agronegócios do Sebrae, Augusto Togni, o lançamento do movimento é apenas o início dos trabalhos, que devem ganhar mobilização durante este primeiro semestre. “Fico realmente sensibilizado com as conquistas do Sebrae no apoio ao pequeno produtor rural, pois os entraves são inúmeros e este é o momento de mudar esta realidade ”, defendeu Togni.

Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que quase 70% dos entrevistados compram produtos de pequenos produtores rurais. A entrevista contou com a participação de 1.133 pessoas pela internet neste mês de março. E a grande maioria (85%) compra diretamente dos produtores. “A vida dessas profissionais e empreendedores é muito difícil. Por isso, temos que apoiar este movimento ”, declarou Troisgros.

Esta é a 3ª edição do Sirha, principal evento para profissionais de food service e hotelaria, que acontece até sexta-feira (16), no São Paulo Expo. Mais de 15 mil profissionais da gastronomia conhecerão os produtos dos 63 produtores rurais presentes ao evento. O Sebrae participa do Sirha com o Espaço Terroir, que além da exposição dos produtos artesanais, promove palestras no Lounge do Conhecimento, com aulas-show e harmonizações com produtos presentes à feira. Outro destaque da programação será a rodada de negócios, nesta quinta e sexta-feira, com o objetivo de aproximar empresários dos produtos artesanais e os possíveis compradores.

fonte: Agencia Sebrae de Notícias

Sair da versão mobile