Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Três cidades do Rio Grande do Sul registraram tremores de terra na madrugada desta segunda-feira (13). Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, os tremores tiveram magnitude de 2.3 e 2.4 e ocorreram nos municípios de Caxias do Sul, Pinto Bandeira e Bento Gonçalves e foram sentidos pela população.
Os tremores ocorrem em paralelo às enchentes que assolam a região do Rio Grande do Sul. De acordo com o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), não se pode descartar a possibilidade de os tremores terem relação com as chuvas, mas isso é muito raro.
“Em geral, seriam necessários alguns meses depois das chuvas para tremores desse tipo ocorrerem, mas não se pode descartar essa possibilidade. De qualquer forma, são necessários estudos aprofundados para afirmar com precisão as causas desses sismos”, destaca Collaço.
Ele explicou, ainda, que a região do Rio Grande do Sul possui um histórico de ocorrência de tremores de terra de magnitudes entre 2.0 e 3.0. Nos últimos 10 anos, a região da Serra Gaúcha registrou 27 sismos. Portanto, é mais provável que esses sismos tenham causas naturais.





