Cidades do interior do ES com rios e cachoeiras terão reforço no policiamento durante o verão
por Fernanda Zandonadi
em 15/12/2021 às 20h31
2 min de leitura
Além das cidades litorâneas do Espírito Santo, municípios do interior vão receber reforço no patrulhamento nos próximos meses. A Operação Verão 2021/2022, que começa no dia 27 de dezembro e segue até 6 de março do ano que vem, vai priorizar áreas que atraem o turismo de verão. Cidades e distritos do Caparaó capixaba, por exemplo, estão incluídos nesse aumento de efetivo policial.
“Além dos municípios litorâneos, estaremos contemplando municípios que possuem cachoeiras, rios e lagoas. Eles recebem também um grande aporte de turista”, explicou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, em coletiva na manhã desta quarta-feira (15).
Entre as localidades do interior que receberão este incremento policial estão Mucurici, Iúna, Irupi, Ibitirama, Pedra Roxa e Santa Martha. Ramalho esclareceu, ainda, que as cidades que não foram contempladas pelo aumento de efetivo não sofrerão com a redução de homens em serviço.
“Não estamos retirando efetivo do interior, como acontecia em outras operações. Estamos pagando aos policiais a indenização do horário de folga, então permaneceremos com os policiais nos municípios. Além disso, vamos utilizar soldados recém-formados”, disse.
Mais Conexão Safra
Operação Verão nas praias
O policiamento ostensivo será feito a pé, montado ou de bicicleta, além do motorizado. Serão feitas blitz de trânsito, operações de bloqueio e de abordagem. As delegacias regionais atuarão em turno de 24 horas, com reforço de policiais em regime de escala de serviço extra.
As delegacias de Piúma, Conceição da Barra e Praia Grande atuarão em turno de 24 horas durante o Réveillon, finais de semana e carnaval. No salvamento aquático, serão 30 bombeiros militares e 800 guarda-vidas civis, atuando nas orlas de 13 municípios: Vitória, Linhares, Itapemirim, Presidente Kennedy, Marataízes, Guarapari, Anchieta, Piúma, Serra, São Mateus, Conceição da Barra, Aracruz e Fundão.
Além disso, erá feito o repasse de 200 bafômetros portáteis para a Polícia Militar, a fim de reforçar a fiscalização de trânsito, com foto na Lei Seca.