Caparaó: ambiente favorável ao turismo e ao desenvolvimento
por Comunicação Sebrae
em 26/12/2024 às 14h05
3 min de leitura

Foto: divulgação
Localizada na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais e Rio de Janeiro, está uma das regiões mais icônicas do território capixaba, o Caparaó. Com amplas belezas naturais e comportando o Pico da Bandeira – segundo ponto mais alto do Brasil, com 2.892 metros – e o famoso Parque Nacional do Caparaó, uma área de 31.800 hectares, com grande diversidade de ecossistemas, incluindo campos de altitude e trechos de Mata Atlântica, o Caparaó é marcado por montanhas, vales e cachoeiras, sendo um destino popular para ecoturismo e atividades como trilhas, camping e observação de fauna e flora.
Ao longo de 2024, diversas ações foram realizadas para potencializar o turismo no Caparaó. De encontros empresariais, passando por palestras específicas, festival gastronômico, apoios e patrocínios a eventos, a caravanas e experiências de turismo. No mês de agosto, por exemplo, aconteceu a 4ª edição do Famtour dos Gestores de Turismo do Caparaó, um encontro que visa integrar os líderes do setor na região.

4ª edição do Famtour dos Gestores de Turismo do Caparaó. Foto: divulgação
Anderson Baptista, gerente da regional Caparaó do Sebrae/ES, destaca que muitas ações têm sido realizadas no território. “Estamos comprometidos em criar um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico, especialmente no setor turístico, que tem enorme potencial de geração de empregos e renda para a comunidade. A relevância é a moeda do futuro, é o caminho para o desenvolvimento turístico do Caparaó, assim como de todo o Espírito Santo. Tornar a região cada vez mais relevante é o propósito do nosso time Sebrae”.
O gerente salienta a importância da consultoria e a assinatura do contrato para o desenvolvimento do branding do Projeto Estrada Parque. Foi proposta a revitalização do percurso, com paisagismo, sinalização digital, instalação de mapas, novos e mais modernos pontos de ônibus, calçadas cidadãs e ciclovias.
“Em setembro tivemos a realização do Festival Gastronômico Sabores do Caparaó, em Irupi. Durante três dias, o evento destacou o melhor do Caparaó, reunindo a tradição tropeira, os produtos da agroindústria e a gastronomia regional”, conta. O turismo de experiência também foi valorizado este ano, sobretudo, com a ação “Convivência do Café”, que proporcionou aos participantes um acompanhamento das fases do produto, da lavoura à mesa.
Mais Conexão Safra
Festival Gastronômico Sabores do Caparaó. Foto: divulgação