Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

“
| CLIQUE E CONFIRA MAIS FOTOS |
Elisangela Teixeira
A Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo &ndash, Cafesul completou 18 anos e para comemorar reuniu mais de 300 cooperados, familiares e parceiros no dia 26 de novembro, na sede da cooperativa, em Muqui &ndash, ES. Na ocasião também foi realizado o 6º Concurso de Qualidade do Café Conilon e o I Concurso de Qualidade de Café das Mulheres da Cafesul.
Ao todo no concurso masculino foram enviadas 46 amostras, 15 finalistas e três premiados. O primeiro lugar ficou com o cooperado Luiz Claudio de Souza (nota 84.06), em segundo o cooperado José do Carmo (nota 80.87) e em terceiro, Leandro Poggian (nota 80.56). Já no feminino foram enviadas cinco amostras. As campeãs foram Maria José Silva (nota 80.68), Ana Lucia Landi (80.25) e Inês Alves Machado (nota 80.06) em primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente.
A avaliação das amostras foi feita no Ifes de Venda Nova, cuja equipe foi coordenada pelo professor Lucas Louzada. No dia do evento, o professor também fez uma palestra sobre os processos de melhoria do café conilon. Ele que tem experiência com café há 12 anos, garante que o conilon produzido na Cafesul é de alto padrão. “Tudo pode ser melhorado, mas podemos garantir que a qualidade do ganhador do concurso é excelente e é um exemplo a ser seguido ”, assinalou Lucas.
O presidente da Cafesul, Carlos Renato Theodoro, disse que o concurso feminino teve o objetivo de fomentar ainda mais a participação dos cooperados e ainda atender mais uma exigência do Fair Trade. “Nosso próximo objetivo será a implantação do concurso para jovens. Queremos gerar união das famílias em torno do produto café e desta forma garantir a continuidade da cooperativa ”, adiantou.
“Temos muito que comemorar este ano. Mesmo com a seca, com seguimos manter a qualidade do café. Para isso a cooperativa lutou lado a lado com os cooperados, fornecendo soluções para todas as dificuldades que eles encontraram, principalmente no que diz respeito a preservação de água ”, disse Carlos Renato.
Os vencedores do concurso levaram como premiação itens para melhoria na qualidade da produção e as mulheres ganharam prêmios doados por parceiros do município e todos ganharam um troféu confeccionado pela artesã Juracy Mattos Oliveira, de 80 anos.
Qualidade
Para os vencedores do concurso o apoio da Cafesul fez toda diferença. “Investi em qualidade e hoje estou colhendo o resultado. A cooperativa me ajudou muito, ensinando o que fazer e como fazer para melhorar. Sou um entusiasta deste trabalho e garanto que quem quiser melhorar terá na Cafesul todo apoio necessário ”, disse o cooperado Luiz Claudio de Souza.
Já entre as mulheres, a vencedora Maria José Silva, em seu emocionado discurso, ressaltou a participação das mulheres. “É muito importante que sejamos valorizadas, pois de uma forma ou de outra estamos ligadas ao trabalho dos homens. Então termos um concurso só nosso é muito gratificante. Estamos sendo reconhecidas pelo nosso papel ”, avaliou.
Presenças
Além dos cooperados e seus familiares, o evento contou com a presença de parceiros da Cafesul, como o Gerente da Secretaria Estadual de Agricultura, Marcus Magalhães, do Gerente Agrícola da Nescafé, Pedro Malta, do Analista de Mercado da OCB/Sescoop-ES, Alexandre Feirreira e do prefeito em exercício de Muqui, Renato Prucoli e do Secretário de Agricultura de Cachoeiro de Itapemirim, José Arcanjo Nunes.





