Geral

Café de Castelo é escolhido o 14º melhor do Brasil em Concurso

por Redação Conexão Safra

em 02/12/2013 às 0h00

3 min de leitura

Café de Castelo é escolhido o 14º melhor do Brasil em Concurso

As sacas do café especial do agricultor castelense, que ficou colocado em 14º lugar, entre os 32 melhores do Brasil


pube


O cafeicultor castelense Marcos Antônio Nalli, acaba de comercializar 16 sacas de café no valor de R$ 2.437,63 cada a saca. A negociação é a premiação dele pelo 14º lugar na 14º edição do Concurso de Qualidade Cafés do Brasil, o “Cup of Excellence &ndash, Edição 2013 ”, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais &ndash, BSCA, onde 330 amostras de todas as regiões produtoras de café do Brasil participaram da disputa. A venda do café foi feita através de um leilão pela internet na última quarta-feira, dia 27 de novembro.

O leilão dos 32 lotes de 32 produtores de todo o Brasil, movimentou mais de um milhão de reais. O único capixaba que conseguiu a premiação é o castelense, que é proprietário do sítio “Sertão da Bateia ”, região que fica cerca de 25 quilômetros da sede do município de Castelo, já conhecida mundialmente pela produção de cafés especiais.

As sacas do café especial do agricultor castelense, que ficou colocado em 14º lugar, entre os 32 melhores do Brasil, foram arrematadas pela empresa japonesa “Nagahama Coffee ”, por um valor bem superior ao do mercado atual, cuja saca custa cerca de 450 reais. Com a venda das 16 sacas, o castelense Marcos Antônio Nalli, recebeu mais de 39 mil reais. O lote que teve a primeira colocação no concurso foi vendido no leilão por R$ 14.833,16 a saca.

Atualmente o café especial produzido em Castelo tem o maior preço do país apesar da crise de desvalorização dos grãos. Para o Secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques, essa é mais uma prova que os produtores de Castelo estão no caminho certo. “Parabenizo o produtor da Bateia, o Sr. Marcos Antônio Nalli, pela conquista. Estar entre os melhores do país não é fácil, ainda mais no Brasil que é o maior produtor de café do mundo ”, disse o Secretário, informando que a Prefeitura tem dado toda a assistência técnica para os produtores castelenses.

O ‘Cup Of Excellence’ é um Concurso que acontece desde o ano 2000, e conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os cafés selecionados para o prêmio ‘Cup of Excellence™’ foram escolhidos por um grupo de provadores internacionais como um dos melhores cafés do Brasil durante este ano. Produtores de café do Brasil inteiro participaram desse Concurso.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Castelo

pube