pube
Geral

Café capixaba: Muniz Freire elege os melhores arábica e conilon

Além da dedicação e do carinho pela cafeicultura, os produtores rurais de base familiar do Espírito Santo contam com as orientações do Incaper

por Redação Conexão Safra

em 10/12/2013 às 0h00

2 min de leitura

Café capixaba: Muniz Freire elege os melhores arábica e conilon

“Este ano, ele colocou irrigação. Antes, irrigava na mão. O Beto ficava até tarde da noite, com a lua clara, aguando os pezinhos de café, mudando o caninho de lugar. Foi muito sofrido pra ele ”. A fala de dona Maria Cristina Morgado demonstra o esforço e a dedicação do marido, Roberto Espinozo Paulúcio, e de milhares de cafeicultores capixabas, para produzir café de qualidade.

Um esforço recompensado. Beto foi vencedor do 1° Concurso Café Conilon de Muniz Freire. E dividiu o topo do pódio com dona Maria Silvana Paderni Moreira. As mãos dela cultivam arábica em Bom Jardim, distrito de Vieira Machado. Ela foi a primeira colocada no 6° Concurso de Café Arábica de Muniz Freire.

pube

Além da dedicação e do carinho pela cafeicultura, os produtores rurais de base familiar do Espírito Santo contam com as orientações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Aproximadamente 120 cafeicultores de arábica e conilon participaram do Concurso de Cafés de Qualidade de Muniz Freire, que distribuiu R$ 24. 500 mil em premiações.

“O Incaper teve enorme importância no desenvolvimento do conilon em Muniz Freire. Os produtores tinham a cultura do arábica, e ficaram bastante animados com os resultados obtidos com o conilon. O Incaper participou de todas as fases deste concurso. Isso contribui bastante para o desenvolvimento da cafeicultura no município. A safra de café terá um valor maior. É um incentivo para trabalhar com qualidade e, assim, ajudar a melhorar a renda das famílias ”, disse Rodrigo Cândido Celestino, técnico em desenvolvimento rural do Incaper em Muniz Freire.


Fonte: Incaper


pube