Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

“Este ano, ele colocou irrigação. Antes, irrigava na mão. O Beto ficava até tarde da noite, com a lua clara, aguando os pezinhos de café, mudando o caninho de lugar. Foi muito sofrido pra ele ”. A fala de dona Maria Cristina Morgado demonstra o esforço e a dedicação do marido, Roberto Espinozo Paulúcio, e de milhares de cafeicultores capixabas, para produzir café de qualidade.
Um esforço recompensado. Beto foi vencedor do 1° Concurso Café Conilon de Muniz Freire. E dividiu o topo do pódio com dona Maria Silvana Paderni Moreira. As mãos dela cultivam arábica em Bom Jardim, distrito de Vieira Machado. Ela foi a primeira colocada no 6° Concurso de Café Arábica de Muniz Freire.
Além da dedicação e do carinho pela cafeicultura, os produtores rurais de base familiar do Espírito Santo contam com as orientações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Aproximadamente 120 cafeicultores de arábica e conilon participaram do Concurso de Cafés de Qualidade de Muniz Freire, que distribuiu R$ 24. 500 mil em premiações.
“O Incaper teve enorme importância no desenvolvimento do conilon em Muniz Freire. Os produtores tinham a cultura do arábica, e ficaram bastante animados com os resultados obtidos com o conilon. O Incaper participou de todas as fases deste concurso. Isso contribui bastante para o desenvolvimento da cafeicultura no município. A safra de café terá um valor maior. É um incentivo para trabalhar com qualidade e, assim, ajudar a melhorar a renda das famílias ”, disse Rodrigo Cândido Celestino, técnico em desenvolvimento rural do Incaper em Muniz Freire.
Fonte: Incaper





