Geral

Cachoeiro premia cafeicultores e entrega Unidade de Cafés Especiais

Organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o concurso recebeu 59 inscrições

por Redação Conexão Safra

em 25/10/2013 às 0h00

3 min de leitura

Os vencedores do 4º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Cachoeiro de Itapemirim serão conhecidos neste sábado (26). A cerimônia de premiação será às 19h00, na quadra de esportes de Pedra Lisa, no distrito de Pacotuba. Antes, às 18h30, a prefeitura entrega à comunidade a primeira Unidade de Cafés Especiais do município.

Organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o concurso recebeu 59 inscrições, sendo 47 de produtores de conilon e 12 de arábica. Eles apresentaram amostras de café a uma comissão técnica, que avaliou aspectos como cor, uniformidade, tamanho do grão e bebida.

Em seguida, dez amostras de cada tipo foram classificadas para a segunda etapa, que contou com nova coleta na propriedade de origem e segunda análise. Desta vez, os jurados avaliaram, além da qualidade (80% da nota), a sustentabilidade (20%) do café, a partir das condições de produção.

pube

Os cinco melhores cafés conilon e os três mais bem avaliados do tipo arábica vão receber prêmios em dinheiro. Os valores variam de R$ 1 mil a R$ 6 mil.

“O concurso cumpriu seu papel de chamar a atenção dos cafeicultores de Cachoeiro para a necessidade de investirem continuamente na melhoria da qualidade do café que produzem. O número de participantes desta edição é expressivo, mostra que cada vez mais produtores estão atentos a isso ”, avalia o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes.


Unidade de beneficiamento


A comunidade de Pedra Lisa, responsável por grande parte da produção de café de Cachoeiro, pode contar agora com uma Unidade de Cafés Especiais (UCE). Nela, os produtores terão à disposição diversos equipamentos para beneficiar o fruto. “As máquinas da unidade vão oferecer condições mais favoráveis à melhoria do padrão do produto e aumentar a aceitação no mercado ”, destaca José Arcanjo.

A UCE foi instalada pela prefeitura com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. A entrega, neste sábado, vai contar com a presença do prefeito Carlos Casteglione.

“Temos investido muito na cafeicultura, devido à importância econômica e social dessa atividade para o município. Além de oferecer assistência técnica aos produtores, inauguramos o Centro de Classificação do Café, criamos o concurso em 2010, vamos entregar a primeira UCE em Pedra Lisa e, em breve, a segunda, em Boa Vista. São ações de estímulo e apoio para que essa cultura continue a crescer e se desenvolver ”, disse o prefeito.


Fonte: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

pube