pube
Geral

Arte originada no campo é patrimônio cultural em Domingos Martins

por Leandro Fidelis

em 06/04/2020 às 19h02

2 min de leitura

Arte originada no campo é patrimônio cultural em Domingos Martins

*Fotos: Leandro Fidelis

Nas ruas de Domingos Martins, ela está presente em vitrines, pórticos e portões. São pinturas de flores que ornamentam e enchem de alegria a cidade colonizada por imigrantes alemães e pomeranos. A técnica é o Bauermarelei, “pintura campestre ” em alemão, declarada em 2017 Patrimônio Cultural Imaterial do município.

Pelo menos 20 moradores se dedicam a pintar móveis de madeira de reaproveitamento, itens para jardim, religiosos e de cozinha, além de garrafas e caixas com a técnica resgatada a partir de 2006 por voluntárias martinenses de origem germânica. Desde então, diversos cursos foram realizados na comunidade.

Para estimular a tradição e o turismo e gerar renda aos artesãos, a prefeitura cedeu o espaço do antigo departamento de esportes para o grupo expor e comercializar as produções. O local recebe cerca de 500 visitantes por mês. Em outro local, professores ministram aulas de “Bauer ” para 12 alunos.

pube
As artesãs Ariane e Hiumara recebem os turistas no espaço cedido pela prefeitura.

A bióloga e artesã Ariana Majevski
se reveza no atendimento no Espaço Bauermarelei. Ela diz que, apesar de exercer a primeira profissão, o artesanato atualmente é sua principal renda.

“A loja aumentou a visibilidade do nosso trabalho. Temos homens e mulheres de idades variadas fazendo Bauer, mas os jovens não conseguem se dedicar mais por conta da rotina pesada de estudos e trabalhos ”, salienta.

A valorização da pintura Bauermarelei ocorre em diferentes datas do calendário local. Além da instalação permanente nas ruas de Domingos Martins, os artesãos são solicitados para trabalho de embelezamento da praça principal e da Rua de Lazer na Páscoa e no Natal.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!