Geral

Arranjos Produtivos teve novo ciclo de treinamento

Iniciativa voltada para técnicos que participam do projeto desenvolvido pela Assembleia tem como foco a agricultura sustentável e as relações humanas

por Assessoria de imprensa Ales

em 06/11/2024 às 5h00

2 min de leitura

Técnicos capacitados levarão informações para produtores nos municípios contemplados pelo projeto / Foto: Lucas S. Costa

O projeto Arranjos Produtivos realizou o 5º encontro para capacitação dos técnicos que fazem parte da iniciativa. As palestras e orientações aconteceram nesta segunda-feira (4) e também na terça-feira (5), na Assembleia Legislativa (Ales).

Essa edição do encontro teve alguns focos principais. O primeiro dia é voltado para a preparação emocional dos técnicos, para aprimorar a atuação que acontece diariamente nas propriedades atendidas pelo projeto. Outro tema discutido no primeiro dia de capacitação foi sobre sistemas de produção sustentáveis. A programação do segundo dia vai tratar, principalmente, sobre a importância de aliar a produção rural com a preservação do meio ambiente. A recuperação de áreas degradadas também será discutida.

“Nesses cinco encontros, nós trabalhamos conteúdos para a produção, mas também conteúdos para o relacionamento. No primeiro dia vamos trabalhar a questão do relacionamento, do emocional. Precisamos estar preparados para trabalhar as relações humanas. No segundo dia vamos falar de agricultura sustentável. Não adianta falar de agricultura sustentável se a gente não tiver preocupação com as nascentes, o solo, com a produção de água e as florestas”, explicou padre Honório, coordenador-geral do projeto Arranjos Produtivos.

A secretária da Casa dos Municípios da Ales, Joelma Costalonga, destacou que uma das principais conquistas do projeto é levar o conhecimento para os agricultores rurais de vários municípios capixabas.

“A formação dos técnicos é a mola propulsora do projeto. As mudas são importantes, os equipamentos são importantes, mas o conhecimento é o que vai fazer a diferença na vida do produtor rural, porque aquilo que ele aprender será passado de geração em geração”, disse a secretária.

Apoio

O projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Casa dos Municípios da Ales, em parceria com o governo do Estado e apoio das prefeituras. O novo formato do projeto foi retomado em 2023, com entrega de mudas e equipamentos em vários municípios do Espírito Santo, atendendo mais de 20 mil agricultores familiares. Já foram entregues, por exemplo, mudas de uva, cacau, aroeira, pupunha, acerola e maracujá.

Além das mudas, os agricultores familiares também recebem orientações técnicas de representantes do projeto diretamente nas plantações, para que o plantio, o cultivo e a colheita aconteçam da melhor forma.

Sair da versão mobile