Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O projeto Arranjos Produtivos realizou o 5º encontro para capacitação dos técnicos que fazem parte da iniciativa. As palestras e orientações aconteceram nesta segunda-feira (4) e também na terça-feira (5), na Assembleia Legislativa (Ales).
Essa edição do encontro teve alguns focos principais. O primeiro dia é voltado para a preparação emocional dos técnicos, para aprimorar a atuação que acontece diariamente nas propriedades atendidas pelo projeto. Outro tema discutido no primeiro dia de capacitação foi sobre sistemas de produção sustentáveis. A programação do segundo dia vai tratar, principalmente, sobre a importância de aliar a produção rural com a preservação do meio ambiente. A recuperação de áreas degradadas também será discutida.
“Nesses cinco encontros, nós trabalhamos conteúdos para a produção, mas também conteúdos para o relacionamento. No primeiro dia vamos trabalhar a questão do relacionamento, do emocional. Precisamos estar preparados para trabalhar as relações humanas. No segundo dia vamos falar de agricultura sustentável. Não adianta falar de agricultura sustentável se a gente não tiver preocupação com as nascentes, o solo, com a produção de água e as florestas”, explicou padre Honório, coordenador-geral do projeto Arranjos Produtivos.
A secretária da Casa dos Municípios da Ales, Joelma Costalonga, destacou que uma das principais conquistas do projeto é levar o conhecimento para os agricultores rurais de vários municípios capixabas.
“A formação dos técnicos é a mola propulsora do projeto. As mudas são importantes, os equipamentos são importantes, mas o conhecimento é o que vai fazer a diferença na vida do produtor rural, porque aquilo que ele aprender será passado de geração em geração”, disse a secretária.
Apoio
O projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Casa dos Municípios da Ales, em parceria com o governo do Estado e apoio das prefeituras. O novo formato do projeto foi retomado em 2023, com entrega de mudas e equipamentos em vários municípios do Espírito Santo, atendendo mais de 20 mil agricultores familiares. Já foram entregues, por exemplo, mudas de uva, cacau, aroeira, pupunha, acerola e maracujá.
Além das mudas, os agricultores familiares também recebem orientações técnicas de representantes do projeto diretamente nas plantações, para que o plantio, o cultivo e a colheita aconteçam da melhor forma.




