Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Produtores rurais de municípios da Região Noroeste do Espírito Santo receberam, na quarta-feira (18), kits de apicultura e hidroponia. As entregas fazem parte do Projeto Arranjos Produtivos, realizado pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), por meio da Casa dos Municípios. A entrega dos materiais de apicultura aconteceu no município de Mantenópolis, já os de hidroponia para a produção de alface foram entregues em Vila Valério.
A apicultura consiste na criação de abelhas exóticas com o objetivo de produzir mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha. Ao todo foram distribuídos nove kits para produtores rurais de Mantenópolis. Composto por itens como macacão, fumigador, luvas, botas e 10 caixas para a produção de mel, o conjunto entregue gratuitamente aos produtores tem custo estimado de R$ 6 mil no mercado tradicional.
O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), participou da entrega e destacou a importância do projeto Arranjos Produtivos para a agricultura familiar do Espírito Santo. “Essa é uma política muito importante para o homem e a mulher do campo, para a agricultura familiar. Estamos com um foco muito importante na apicultura. Garantindo esses equipamentos, vamos dar condições para que os produtores tenham mais receita e um produto de qualidade”, avalia o presidente.
A secretária da Casa do Municípios da Ales, Joelma Costalonga, também esteve em Mantenópolis e participou dessa etapa do projeto. “Mel é alimento. Estamos incentivando esses produtores a produzir alimento saudável. É uma satisfação muito grande ver a entrega desses equipamentos”, disse a secretária.
Angelito Ambrósio é conhecido como um dos principais produtores de mel de Mantenópolis. Na avaliação dele, a entrega vai fortalecer a produção do alimento no município.
Hidroponia
Em Vila Valério cinco produtores receberam kits para a montagem de hidroponia. Nessa técnica, as plantas são cultivadas sem solo e suas raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais.
A técnica é bastante utilizada para a produção de hortaliças, frutas e verduras e pode ser realizada tanto em escala doméstica quanto comercial. O kit entregue tem equipamentos como tubos PVC, bomba centrífuga, caixas d’água brita, telhas e estacas.
“A importância é, principalmente, trazer alimentos saudáveis para esse grupo de pessoas. Com o sistema hidropônico elas vão poder produzir mais alimentos com a diversidade que o sistema pode trazer”, explicou o coordenador técnico do projeto, Douglas Gasparetto.
Arranjos produtivos
O projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Ales, em parceria com o governo do Estado e apoio dos municípios. A iniciativa busca fortalecer o setor agrícola, principalmente a agricultura de base familiar, com foco no desenvolvimento sustentável e na melhoria das condições de vida de homens e mulheres do campo.
Os agricultores têm acesso a serviços como: atendimento com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e Sebrae.
O atual formato do projeto teve início em 2023, com diversos seminários levando conteúdo teórico aos produtores. Outra etapa envolveu a distribuição de mudas frutíferas, como cacau, laranja, limão e uva. Técnicos ligados ao projeto também fazem visitas regulares aos produtores participantes para fornecer orientações técnicas de adubação, plantio, poda e conservação das espécies frutíferas plantadas.



