Geral

Animal misterioso ataca e mata boi em Venda Nova do Imigrante

Nas redes sociais circula o vídeo de uma onça-parda, mas donos da propriedade desmentem que imagens tenham sido feitas no local

por Fernanda Zandonadi

em 20/07/2021 às 10h13

3 min de leitura

A morte de um boi em Alto Providência, zona rural de Venda Nova do Imigrante, está intrigando moradores da região. Na manhã do último sábado (17), um dos animais do rebanho da família Zorzal foi encontrado morto no pasto, com indicação de que tinha sido atacado por algum animal feroz. Um outro foi encontrado ferido, um dia depois do primeiro ataque.

“Eles acordaram, meu sogro foi no alto do pasto e deu falta de um boi. Saiu para procurar e o encontrou morto, com marcas de mordida na cara. Aparentemente o ataque foi de madrugada. E, ontem (segunda), eles encontraram outro boi machucado. Ninguém sabe o que foi com certeza”, conta Sabrina Ferreira Duarte, nora do dono das pastagens.

pube

“Não sabemos qual animal atacou, não sabemos se foi onça, se foi cachorro. Ontem à noite ouvimos barulho e, quando chegamos no pasto, cachorros estavam atacando o bezerro. O meu pai espantou. Mas o que morreu, a gente não sabe se foi onça ou se foi cachorro”, completa Jaime Zorzal, filho do dono do rebanho.

Nas redes sociais, junto com as fotos do boi mutilado, circula um vídeo de uma suçuarana, também conhecida onça-parda ou puma, caminhando por um local com algumas árvores. No entanto, Sabrina diz que o vídeo não foi feito na propriedade. Ela fala ainda que ninguém sabe o que aconteceu, de fato. “Há a suspeita, mas ninguém filmou nada. O vídeo é fake news”, rebate.

Atualização:

Segundo o comandante da Polícia Militar de Venda Nova do Imigrante, foram dois cães que mataram o animal. "Um de nossos policiais foi até o local, no sábado, e constatou que foram cachorros que mataram o garrote. São dois cães, mas não se sabe de quem são os animais. A onça circula no Forno Grande, em Castelo", afirmou.

Existe suçuarana na Região Serrana?

A suçuarana vive em diferentes habitats, incluindo montanhas, florestas e áreas desérticas. Ela é encontrada desde o sul do Alasca, nos Estados Unidos, até o sul da Argentina.

Animais como esse já foram vistos na Região Serrana do Espírito Santo. Em 2017, uma onça-parda foi flagrada por câmeras de videomonitoramento em um sítio de Afonso Cláudio. Na época, o dono das terras disse ter ficado surpreso ao ver as imagens do animal, já que não é comum.

Em 2012, uma onça-parda foi fotografada pela primeira vez na Reserva Biológica de Duas Bocas, em Cariacica, na Grande Vitória.

pube